metropoles.com

Facebook e Instagram removem mais de 600 mil posts antes do 1º turno

Entre 16 de agosto e 2 de outubro, foram excluídos mais de 310 mil posts com violência e incitação e outros 290 mil por discurso de ódio

atualizado

Compartilhar notícia

Fábio Vieira/Metrópoles
imagem colorida tela de celular logotipo Facebook
1 de 1 imagem colorida tela de celular logotipo Facebook - Foto: Fábio Vieira/Metrópoles

A Meta, empresa responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou, nesta segunda-feira (10/10), ter removido de suas redes mais de 600 mil conteúdos que violam as políticas das plataformas entre os dias 16 de agosto e 2 de outubro.

Segundo o relatório, foram excluídos mais de 310 mil posts com violência e incitação e outros 290 mil por discurso de ódio. Entre elas, publicações com ataques à população nordestina antes do fim da apuração dos votos no primeiro turno.

A plataforma também removeu posts que continham datas e horários incorretos sobre as eleições e números errados de candidatos.

“Em outra frente de combate à desinformação, ampliamos este ano de quatro para seis o número de parceiros independentes de nosso programa de verificação de fatos no Brasil”, acrescenta a nota da Meta.

Além disso, o Tira-Dúvidas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), projeto feito em parceria com o WhatsApp, registrou 85,7 milhões de mensagens trocadas, de 1º de abril a 2 de outubro.

A empresa informou ainda a rejeição a cerca de 135 mil conteúdo impulsionados que não continham o rótulo de propaganda eleitoral, o que é vetado pela legislação. “Adicionalmente, proibimos conteúdos impulsionados questionando a legitimidade da eleição brasileira.”

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?