Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

Em vídeo, primeiro-ministro da Espanha declara apoio a Lula

O premiê espanhol Pedro Sanchez seguiu o chefe de governo português, António Costa, que também enviou um vídeo ao candidato

26/10/2022 12:20, atualizado 26/10/2022 12:27
Compartilhar notícia
Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula cumprimenta o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, durante viagem à Europa. Eles estão em salão branco amplo, com quadros e a bandeira da Espanha ao lado da bandeira da União Européia, ambos e terno, e apertando as mãos - Metrópoles

O primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sanchez, declarou apoio ao candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em vídeo publicado pelo petista nesta quarta-feira (26/10). A declaração do secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE) segue o pronunciamento do premiê de Portugal, António Costa, que também enviou uma mensagem ao petista.

“Contra aqueles que pregam o ódio e o negacionismo climático. Contra aqueles que querem um Brasil isolado e fechado em si mesmo, esse é o momento de abrir a porta à esperança”, afirmou Sanchez.

O líder espanhol citou a importância geopolítica brasileira na América Latina, bem como os laços de “união” com o governo da Espanha. “Sua voz é essencial em meio aos desafios globais que nos unem”, reforçou.

“O Brasil merece esse horizonte de progresso, o Brasil merece o Lula. Sua vitória, querido amigo, será dos progressistas do mundo inteiro e também dos que esperam sua vitória aqui da Espanha”.

Veja o vídeo:

Pedro Sanchez o cargo de primeiro-ministro da Espanha desde 2020, após eleição em janeiro deste ano. Ele é também secretário-geral do Partido Socialista Operário Espanhol. Ele é o chefe de governo espanhol e lidera ao lado do rei Felipe 6º.

No regime parlamentar espanhol, os eleitores votam em um partido nas eleições gerais, e a sigla que conquistar mais assentos no Parlamento indica quem será o primeiro-ministro, geralmente o líder do partido.