Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

Eleições 2022: Romeu Zema é reeleito governador em Minas Gerais (MG)

Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Zema superou o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD)

02/10/2022 20:49, atualizado 02/10/2022 22:01
Compartilhar notícia
Reprodução
Romeu Zema

Romeu Zema (Novo) foi reeleito governador de Minas Gerais no primeiro turno das eleições. Os resultados foram divulgados no fim deste domingo (2/10). Zema superou o principal adversário, o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD) e vai ocupar pela segunda vez o cargo de governador do estado.

Romeu Zema nasceu em em Araxá (MG). Ele é empresário e dono do Grupo Zema, um conglomerado de empresas de diferentes setores. Veja o resultado:

A primeira experiência do empresário na vida política foi justamente como governador de Minas Gerais, cargo que assumiu em 2019.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito definirá os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.