metropoles.com

Eleições 2022: associação diz que Brasil tem 76 candidaturas trans

De acordo com o levantamento, os postulantes vão concorrer aos cargos de deputado estadual (39), federal (36) e distrital (1)

atualizado

Compartilhar notícia

Luis Soto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images
manifestação a favor da população transsexual
1 de 1 manifestação a favor da população transsexual - Foto: Luis Soto/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

As eleições de 2022 contarão com ao menos 76 candidaturas de políticos transexuais, travestis ou transgêneros espalhadas por todo o Brasil.

Os números foram divulgados nesta terça-feira (30/8), no Relatório sobre Candidaturas Trans de 2022, elaborado pela Associação Nacional de Transexuais e Travestis (Antra).

De acordo com a organização, do total, 88% das candidaturas são de travestis e mulheres trans, com 67 postulantes nesta categoria.

Os homens trans representam 7% das candidaturas levantadas pela associação, com 5 candidatos. Além disso, 5% dos postulantes registrados pela Antra são pessoas não binárias (que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente).

A associação ressalta que o número total deste ano representa aumento de 44% em relação a 2018, quando o país teve 53 candidaturas.

“Isso demonstra que as travestis e as demais pessoas trans resolveram de fato adentrar a disputa eleitoral, e muito desse avanço da busca por espaços de decisão se deve ao legado de Katia Tapety, primeira pessoa trans eleita no Brasil”, informou o grupo.

Presidente, governador, senador e deputado: veja quem são os candidatos nas Eleições 2022

Perfil das candidaturas

De acordo com o levantamento, a maior parte das candidaturas foi para deputado estadual, com 39 candidatos. Em segundo lugar, ficaram as candidaturas à Câmara dos Deputados, com 36 postulantes. Há também uma candidatura a deputado distrital.

Não houve registros de candidaturas para o Senado Federal, para vice-governador ou governador.

Os postulantes estão espalhados por 23 estados e no Distrito Federal. Segundo a Antra, a maioria está na região sudeste (34%). Em segundo lugar na lista de candidaturas aparece a região nordeste (28%).

Os dados também apontam que a maior parte dos candidatos, 64%, se declara negra. Em segundo lugar, estão os postulantes autodeclarados brancos (33%), seguidos pelos indígenas (3%).

Partidos

Os candidatos trans estão divididos em 17 partidos. O campeão de candidaturas é o PSol, com 26 pessoas trans, seguido pelo PT, com 11, e pelo PDT, com dez.

Das 76 candidaturas, 65 estão alinhados a partidos de esquerda, quatro são candidaturas de centro, e sete são de siglas da direita.

0

 Subnotificação

Apesar de realizar o levantamento desde 2014, a Antra ressalta que tem dificuldade de registrar os números devido à política adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que não têm dados sobre identidade de gênero dos candidatos.

“Encontramos dificuldade para realizar este levantamento, sobretudo em relação a marcadores identitários autodeclarados que não existem no cadastro do TSE, resultando em uma busca altamente cansativa e delicada pelo marcador de identidade de gênero a partir das redes sociais ou em um processo de heteroidentificação”, informou.

Veja a lista de candidatos trans nas eleições de 2022 ao fim do relatório:

Canditaturas Trans Em 2022 31ago2022 by Rebeca Borges on Scribd

Compartilhar notícia