metropoles.com

Dois ex-ministros da Fazenda estarão na equipe de transição de Lula

Guido Mantega e Nelson Barbosa, que estiveram no Ministério da Fazenda nos governos de Dilma Rousseff, comporão área econômica da transição

atualizado

Antonio Araújo/Câmara dos Deputados / Metrópoles
Guido Mantega fala durante uma oitiva nana Câmara dos Deputados em Brasília / Metrópoles

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou nesta terça-feira (8/11) que dois ex-ministros da Fazenda irão compor a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No caso, Guido Mantega (na imagem em destaque) e Nelson Barbosa – ambos fizeram parte dos governos de Dilma Rousseff. 

Alckmin também confirmou os economistas Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central, André Lara Resende e Guilherme Mello, que, ao lado de Mantega e Barbosa, cuidarão da área econômica durante a transição.

O nome de Mantega, em particular, traz algum desconforto para o mercado, por ter sido o ministro da “Nova Matriz Econômica”. A condução heterodoxa do ex-ministro foi duramente criticada por ter sido uma das responsáveis pela crise econômica de 2014 a 2017, um dos pontos que levaram ao impeachment de Dilma.

Já Nelson Barbosa foi o último  ministro do governo petista no período pré-impeachment, sucedendo Joaquim Levy.

Mantega com Lula

Como noticiou a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, Guido Mantega acompanhou a apuração do primeiro turno das eleições deste ano com Lula, em um hotel no Centro de São Paulo. 

À época, a coluna chegou a questionar qual seria o titular da Fazenda caso o petista vencesse o pleito e Mantega respondeu: “Ainda não estamos discutindo isso”.

Equipe do Real

Os pais do Plano Real, Lara Resende e Pérsio Arida, além de afinidade com o mercado, são mais próximos de Alckmin.

Outros economistas demonstram apoio a Lula. Edmar Bacha e Pedro Malan declararam apoio ao petista no segundo turno, como noticiou o Metrópoles.






Quais assuntos você deseja receber?