metropoles.com

Dois ex-ministros da Fazenda estarão na equipe de transição de Lula

Guido Mantega e Nelson Barbosa, que estiveram no Ministério da Fazenda nos governos de Dilma Rousseff, comporão área econômica da transição

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Antonio Araújo/Câmara dos Deputados / Metrópoles
Guido Mantega fala durante uma oitiva nana Câmara dos Deputados em Brasília / Metrópoles
1 de 1 Guido Mantega fala durante uma oitiva nana Câmara dos Deputados em Brasília / Metrópoles - Foto: Antonio Araújo/Câmara dos Deputados / Metrópoles

O vice-presidente da República eleito, Geraldo Alckmin (PSB), confirmou nesta terça-feira (8/11) que dois ex-ministros da Fazenda irão compor a equipe de transição do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No caso, Guido Mantega (na imagem em destaque) e Nelson Barbosa – ambos fizeram parte dos governos de Dilma Rousseff. 

Alckmin também confirmou os economistas Pérsio Arida, ex-presidente do Banco Central, André Lara Resende e Guilherme Mello, que, ao lado de Mantega e Barbosa, cuidarão da área econômica durante a transição.

O nome de Mantega, em particular, traz algum desconforto para o mercado, por ter sido o ministro da “Nova Matriz Econômica”. A condução heterodoxa do ex-ministro foi duramente criticada por ter sido uma das responsáveis pela crise econômica de 2014 a 2017, um dos pontos que levaram ao impeachment de Dilma.

Já Nelson Barbosa foi o último  ministro do governo petista no período pré-impeachment, sucedendo Joaquim Levy.

Mantega com Lula

Como noticiou a coluna do jornalista Igor Gadelha, do Metrópoles, Guido Mantega acompanhou a apuração do primeiro turno das eleições deste ano com Lula, em um hotel no Centro de São Paulo. 

À época, a coluna chegou a questionar qual seria o titular da Fazenda caso o petista vencesse o pleito e Mantega respondeu: “Ainda não estamos discutindo isso”.

Equipe do Real

Os pais do Plano Real, Lara Resende e Pérsio Arida, além de afinidade com o mercado, são mais próximos de Alckmin.

Outros economistas demonstram apoio a Lula. Edmar Bacha e Pedro Malan declararam apoio ao petista no segundo turno, como noticiou o Metrópoles.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?