metropoles.com

Datafolha: para 59%, religião de presidenciáveis influencia no voto

Segundo a pesquisa, a religião ganha ainda mais peso entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) do que entre os eleitores de Lula (PT)

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
Lula e Bolsonaro em azul e vermelho
1 de 1 Lula e Bolsonaro em azul e vermelho - Foto: Arte/Metrópoles

A duas semanas do segundo turno das eleições, 59% dos brasileiros apontam que a religião do candidato à Presidência da República influencia no momento de decidir o voto. É o que mostra pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (15/10). Em uma escala de 1 a 5, 59% deram as notas 4 e 5 — quanto maior o número, mais alta é a relevância; 11% deram nota 3; e 26%, as notas 1; e 2,5% não opinaram. A média de importância ficou em 3,6.

A religião ganha ainda mais peso entre os eleitores de Jair Bolsonaro (PL) do que entre as pessoas que pretendem votar de Lula (PT), com média, respectivamente, de 4,2 e 3,3.

O levantamento foi feito nos dias 13 e 14 de outubro. O Instituto Datafolha ouviu 2.898 pessoas em 180 municípios. O levantamento é encomendado pelo jornal Folha de S. Paulo e a TV Globo. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.

0

Nessa sexta-feira (14/10), o Datafolha apontou que ex-presidente Lula (PT) alcançou 53% dos votos válidos (sem brancos e nulos), enquanto o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro  ficou com 47%. Os percentuais são os mesmos do último levantamento, divulgado em 7 de outubro.

Segundo a análise, Lula aumentou a vantagem entre os católicos. Bolsonaro, por sua vez, ampliou o percentual de intenções de votos entre o público evangélico.

Todas as variações de ambos os candidatos não saíram da margem de erro, que é de três pontos percentuais para católicos e quatro entre os evangélicos — para mais ou para menos.

Veja as mudanças entre os grupos religiosos:

  • Entre católicos — Lula passou de 55%, na última pesquisa (7 de outubro), para 57%, no atual levantamento; Bolsonaro oscilou de 38% para 37%.
  • Entre evangélicos — Bolsonaro passou de 62%, na última pesquisa, para 65%; na atual; Lula se manteve com 31%;

O levantamento está registrado no TSE com o número BR-01682/2022.

0

Resultado geral

No cenário estimulado, no qual os entrevistados dizem em quem vão votar com base em uma lista dos candidatos, Lula aparece com 49%, contra 44% de Bolsonaro, mesmos percentuais da pesquisa anterior.

Veja os números:

  • Lula (PT): 49% (49% na pesquisa divulgada em 7 de outubro)
  • Jair Bolsonaro (PL): 44% (44% na pesquisa anterior)
  • Brancos e nulos: 5% (6% na pesquisa anterior)
  • Não sabem/não responderam: 1% (2% na pesquisa anterior).

Pela legislação brasileira, um candidato a governador ou a presidente é considerado eleito se obtiver maioria absoluta dos votos. Ou seja, mais da metade dos votos válidos – excluídos os votos em branco e os nulos.

Espontânea

Já na pesquisa espontânea, na qual não são apresentados os nomes de nenhum dos dois candidatos, Lula aparece com 46%. Bolsonaro tem 41%. Não há comparativo nesse cenário, pois no último levantamento, o Datafolha não divulgou o recorte espontâneo. Dois por cento dos entrevistados ainda responderam que votariam no “candidato do PT” e 1% disse que votaria “22”.

Confira:

  • Lula (PT): 46%
  • Jair Bolsonaro (PL): 41%
  • Candidato do PT: 2%
  • 22: 1%
  • Brancos e nulos: 6%
  • Não sabem/não responderam: 3%
  • Outras respostas: 1%

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?