metropoles.com

Contra Lira, Lula quer “reforçar” acampamento Terra Livre, em Brasília

Petista participará das manifestações dos povos tradicionais contra PL da mineração em terras indígenas pautado pelo presidente da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Gustavo Moreno/Metrópoles
Indígenas protestam em Brasília contra projetos de lei que liberam exploração de terras acampamento terra livre 2Indígenas protestam em Brasília contra projetos de lei que liberam exploração de terras acampamento terra livre 2
1 de 1 Indígenas protestam em Brasília contra projetos de lei que liberam exploração de terras acampamento terra livre 2Indígenas protestam em Brasília contra projetos de lei que liberam exploração de terras acampamento terra livre 2 - Foto: Gustavo Moreno/Metrópoles

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que será lançado pelo PT como pré-candidato ao Palácio do Planalto no próximo dia 30 de abril, planeja viajar para Brasília na próxima semana para visitar o 18º Acampamento Terra Livre, organizado por povos indígenas. O grupo instalou-se na capital federal na ultima segunda-feira (4/4) e permanecerá até o dia 14 deste mês.

A data provável da ida de Lula ao acampamento é a próxima segunda-feira (12/4). O encontro deve reunir 8 mil pessoas durante os 10 dias de duração, com representantes de cerca de 100 povos tradicionais do país.

O Terra Livre deste ano tem como tema Retomando o Brasil: Demarcar Territórios e Aldear a Política. O encontro é considerado a maior mobilização de etnias do país. O grupo está instalado na área central da cidade, próximo ao prédio da Funarte.

0

Resistência

O encontro tem como pauta principal a resistência contra o projeto de lei 191/2020, que permite mineração, construção de hidrelétricas e outras ações de exploração em terras indígenas.

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já declarou que pretende colocar o projeto em votação no plenário da Casa entre os dias 12 e 13 de abril.

Chapa no DF

Lula, segundo interlocutores, pretende aproveitar a viagem para se reunir com políticos e com lideranças do PT local para a definição da chapa que concorrerá ao governo do Distrito Federal.

Embora os petistas do DF invistam em lançar candidatura própria, há a real possibilidade de que o partido abra mão, sob orientação da esfera nacional, para apoiar a candidatura de Leandro Grass, do PV, partido que deverá compor a federação de Lula.

Na noite de quinta-feira (7/4) haverá uma reunião da executiva nacional do PT para tratar do assunto. Caso o comando nacional aposte no apoio a Grassi, a prioridade do PT local será investir em lançar nomes para a bancada federal.

0

 

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?