Comandantes das PMs asseguram a Moraes: “Tropas estão sob controle”
Presidente do TSE convocou os 27 comandantes das polícias militares para discutir sobre segurança e disciplina durante as eleições
atualizado

Em reunião nesta quarta-feira (24/8), os 27 comandantes das polícias militares garantiram ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, que as tropas estão disciplinadas e preparadas para manter a segurança durante as eleições deste ano.
Em entrevista à imprensa na saída do encontro, o comandante da PM de Rondônia, coronel James Padilha, afirmou que os chefes tranquilizaram Moraes e reforçaram estar tudo sob controle. “Cada um dos comandantes foi enfático, em uníssono, em externar que as tropas estão sob controle. Nós temos tropas disciplinadas”, assegurou.
Para os comandantes, a reunião expõe preocupação da Justiça Eleitoral com possíveis casos de violência antes, durante ou depois dos resultados. Além disso, há receio sobre o comportamento de policiais militares. Padilha, no entanto, reiterou imparcialidade das corporações frente ao pleito de outubro.

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022 Rafaela Felicciano/Metrópoles

Ciro Gomes, do PDT JP Rodrigues/Especial para Metrópoles

Felipe d'Ávila, do Novo Reprodução/Instagram

Jair Bolsonaro, do PL Alan Santos/PR

Eymael, do DC Rafaela Felicciano/Metrópoles

Leonardo Péricles, do UP Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT Fábio Vieira/Metrópoles

Simone Tebet, do MDB Igo Estrela/Metrópoles

Sofia Manzano, do PCB Reprodução/ Instagram

Vera Lúcia, do PSTU Romerito Pontes/Divulgação

Pablo Marçal (PROS) – O empresário é pré-candidato à Presidência do Brasil pelo Partido Republicano da Ordem Social (PROS) Igo Estrela/Metrópoles

Soraya Thronicke é a candidata à Presidência da República pelo União Brasil
“Somos instituições do Estado. E não poderia ser diferente. Em relação ao momento, nós temos total isenção, imparcialidade e tranquilidade para dizer a todos que estamos em condição de proporcionar toda segurança e tranquilidade que a população precisa para poder exercer livremente o direito ao voto”, garantiu o comandante.
O ministro Alexandre de Moraes também pediu para que os chefes apresentassem o planejamento para os dias de votação, em 2 de outubro e — em possibilidade de segundo turno — 30 de outubro.