Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

Campanha de Bolsonaro se reúne no Alvorada para traçar próximos passos

Um dia após o primeiro turno, aliados e coordenadores da campanha à reeleição do presidente definem novas estratégias

03/10/2022 17:37, atualizado 03/10/2022 17:48
Compartilhar notícia
Igo Estrela/Metrópoles
Jair Bolsonaro

Integrantes da campanha de Jair Bolsonaro (PL) se reúnem, na tarde desta segunda-feira (3/10), com o presidente, no Palácio da Alvorada, para definir os próximos passos da campanha à reeleição. Entre eles, estão o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, um dos principais articuladores políticos do governo, e o coordenador de comunicação da campanha, Fabio Wajngarten.

Bolsonaro não teve compromissos oficiais como presidente da República nesta segunda, mas recebeu aliados no Palácio do Planalto pela manhã. Entre eles, o ex-ministro da Infraestrutura e candidato ao governo de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), além das duas candidatas mais bem votadas para a Câmara dos Deputados e para o Senado Federal, Bia Kicis (PL) e Damares Alves (Republicanos).

Bolsonaro disputa o segundo turno contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Uma fonte da campanha avalia que o petista poderá ter uma margem menor de votos na segunda votação, marcada para o último domingo do mês (3/10).

Com quase 100% das urnas apuradas no país, Lula contabiliza 48,43% dos votos válidos, um total de 57,2 milhões de votos, enquanto Bolsonaro teve 43,20% dos votos válidos – o equivalente a 51 milhões de votos. Os números são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Campanha de Bolsonaro se reúne no Alvorada para traçar próximos passos - destaque galeria
7 imagens
Apoiadores receberam o presidente no cercadinho do Palácio da Alvorada
Presidente Bolsonaro fala com a imprensa após a apuração das Eleições 2022
Candidato à reeleição vai ao segundo turno com o ex-presidente Lula
Bolsonaro vai explorar rejeição a Lula em MG, SP, RJ e BA
Segundo turno ocorre em 30 de outubro
Bolsonaro deu entrevista após o resultado do primeiro turno
1 de 7

Bolsonaro deu entrevista após o resultado do primeiro turno

Igo Estrela/Metrópoles
Apoiadores receberam o presidente no cercadinho do Palácio da Alvorada
2 de 7

Apoiadores receberam o presidente no cercadinho do Palácio da Alvorada

Igo Estrela/Metrópoles
Presidente Bolsonaro fala com a imprensa após a apuração das Eleições 2022
3 de 7

Presidente Bolsonaro fala com a imprensa após a apuração das Eleições 2022

Igo Estrela/Metrópoles
Candidato à reeleição vai ao segundo turno com o ex-presidente Lula
4 de 7

Candidato à reeleição vai ao segundo turno com o ex-presidente Lula

Igo Estrela/Metrópoles
Bolsonaro vai explorar rejeição a Lula em MG, SP, RJ e BA
5 de 7

Bolsonaro vai explorar rejeição a Lula em MG, SP, RJ e BA

Igo Estrela/Metrópoles
Segundo turno ocorre em 30 de outubro
6 de 7

Segundo turno ocorre em 30 de outubro

Igo Estrela/Metrópoles
Jair e Flávio Bolsonaro
7 de 7

Jair e Flávio Bolsonaro

Igo Estrela/Metrópoles

13º do Auxílio Brasil

O colunista do Metrópoles Igor Gadelha apurou que Bolsonaro vai usar o Auxílio Brasil como principal arma na campanha para o segundo turno das eleições deste ano. O alvo será o eleitorado feminino, no qual ele enfrenta maior rejeição.

Nos próximos dias, o atual chefe do Palácio do Planalto pretende anunciar a promessa de que, se reeleito, vai pagar o 13º salário do Auxílio Brasil para as mulheres chefes de família a partir de 2023.

A avaliação do presidente é de que o benefício, que aumentou para R$ 600 em sua gestão, foi pouco explorado na campanha do primeiro turno e precisa ser mais bem trabalhado na segunda etapa do pleito.

Para cumprir a promessa, Bolsonaro precisará aprovar um projeto de lei no Congresso. Em março de 2022, o senador Alexandre Silveira (PSD-MG) apresentou proposta nesse sentido, mas ela não avançou.

A campanha de Bolsonaro avalia que a exploração do Auxílio Brasil como mote vai ajudá-lo a virar votos de eleitoras e, assim, superar o ex-presidente Lula no segundo turno.