metropoles.com

Bolsonaro sinaliza que começará campanha pelo segundo turno por Minas

Presidente disse que agenda não está totalmente definida, mas que compromissos devem estar concentrados na Região Sudeste

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
WhatsApp Image 2022-10-02 at 23.09.48
1 de 1 WhatsApp Image 2022-10-02 at 23.09.48 - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou na noite deste domingo (2/10) que sua campanha rumo ao segundo turno ainda não está totalmente definida, mas sinalizou que os atos políticos devem começar por Minas Gerais, segundo maior colégio eleitoral do país. Até as 23h20 deste domingo, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tinha conquistado 48,27% dos votos válidos em Minas, contra 43,61% de Bolsonaro.

“Já marquei a primeira reunião em Belo Horizonte. […] Amanhã fico em Brasília. Na terça, já existe a possibilidade de sair”, afirmou o candidato durante conversa com jornalistas no Palácio da Alvorada, após o final da apuração do primeiro turno.

Segundo o presidente, sua campanha atuará de forma especial na Região Sudeste, em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. “Essa votação perdida é que a gente vai buscar recuperar nesses três testados que são os três maiores colégios eleitorais do Brasil”, declarou.

0

É a primeira declaração do atual titular do Palácio do Planalto, que tenta a reeleição ao cargo, desde o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que a disputa presidencial será definida em segundo turno.

Até as 22h53, Lula tinha 48,32% dos votos válidos, enquanto Bolsonaro acumulava 43,29%. Pelo resultado, os dois não poderiam mais ser alcançados pelos adversários nem conseguir mais de 50% dos votos, o que garantiria uma vitória em 1º turno.

0

“Vontade de mudar”

Na conversa com a imprensa, Bolsonaro disse que o resultado do primeiro turno reflete uma “vontade de mudar por parte da população”.

“Eu entendo que tem muito voto que foi pela condição do povo brasileiro, que sentiu o aumento dos produtos. Em especial, da cesta básica. Entendo que há uma vontade de mudar por parte da população, mas tem certas mudanças que podem vir para pior”, disse.

“Temos um segundo turno pela frente onde tudo passa a ser igual, o tempo [de propaganda] para cada lado passa a ser igual. E vamos agora mostrar melhor para a população brasileira, em especial a classe mais afetada, que é consequência da política do ‘fica em casa, a economia a gente vê depois’, de uma guerra lá fora, de uma crise ideológica também”, disse Bolsonaro.

Questionado por jornalistas, o candidato à reeleição disse que continuará participando de sabatinas e debates presidenciais. Desde o início da campanha, Bolsonaro foi a três debates e a outras quatro sabatinas.

“A gente vai continuar participando desses eventos para a gente convencer as pessoas qual é o melhor lado para eles”, afirmou.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?