Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2022

Bolsonaro mira Nordeste em anúncios nas redes; Lula foca no Sudeste

Na primeira semana pós-primeiro turno, Bolsonaro tenta diminuir rejeição entre nordestinos. Lula destaca apoios e combate à desinformação

13/10/2022 02:00, atualizado 13/10/2022 12:02
Compartilhar notícia
SAO BERNARDO DO CAMPO, BRAZIL - OCTOBER 02: Former president of Brazil and Candidate of Worker's Party (PT) Luiz Inacio Lula da Silva gestures to the journalists after voting during presidential election day on October 02, 2022 in Sao Bernardo do Campo, Brazil. After a polarized campaign between Lula and Bolsonaro, the largest Latin American nation votes for president amid an economic crisis. (Photo by Alexandre Schneider/Getty Images)
Bolsonaro mira Nordeste em anúncios nas redes; Lula foca no Sudeste

Candidatos à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL) retomaram a ofensiva de anúncios nas redes sociais na primeira semana pós-primeiro turno. Os dados, reunidos entre 3 e 11 de outubro nas plataformas da Meta e do Google, apontam o candidato à reeleição focado em conquistar o público do Nordeste, enquanto o petista mantém a investida nos maiores colégios eleitorais do país.

Levantamento do Metrópoles mostrou que os concorrentes ao Planalto investiram mais de R$ 8 milhões em anúncios no Facebook, Instagram e YouTube durante a campanha para o primeiro turno. Assim como na reportagem anterior, Lula segue liderando o ranking.

O ex-presidente aplicou R$ 900 mil em publicidade nas plataformas. Os recursos foram voltados, principalmente, para os estados com maior número de eleitores: São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No último levantamento, a Região Sudeste também esteve no foco do ex-presidente.

Veja as unidades da Federação onde Lula mais investiu:

  • São Paulo – R$ 209 mil
  • Rio de Janeiro – R$ 85,5 mil
  • Minas Gerais – R$ 73,5 mil
  • Bahia – R$ 59,5 mil
  • Pernambuco – R$ 50,5 mil

Já o dinheiro gasto por Bolsonaro nesta primeira semana totalizou R$ 49,5 mil. Agora, o atual mandatário volta a artilharia, principalmente, para estados do Nordeste. Confira os valores:

  • Bahia – R$ 6,5 mil
  • Pernambuco – R$ 5,5 mil
  • São Paulo – R$ 5 mil
  • Ceará – R$ 5 mil
  • Minas Gerais – R$ 2,5 mil
  • Paraíba – R$ 2,5 mil

A Região Nordeste virou ponto de atenção para a campanha depois do último 2 de outubro, quando Lula venceu em todos os estados nordestinos e apoiadores do presidente passaram a atacar eleitores com ofensas xenofóbicas. Bolsonaro também sofreu críticas ao associar taxas de analfabetismo na região com os votos no PT. Após toda a polêmica, o presidente passou a veicular propagandas direcionadas ao eleitorado do Nordeste tanto na tevê quanto na internet.

O presidente investiu mais de R$ 25 mil para impulsionar vídeos sobre a região. “Se o Brasil é Nordeste, somos todos ‘cabras da peste'”, afirma uma das peças. A campanha busca diminuir a rejeição entre o eleitorado e “virar voto” em estados dominados pelo PT. “Hoje, eu ganho um voto a mais pro Bolsonaro. Hoje, eu cumpro a missão do capitão”, diz os versos de um jingle.

Entre os conteúdos de Lula, destacam-se publicações em que o ex-presidente ressalta os apoios de Simone Tebet (MDB), terceiro lugar na corrida presidencial; de Ciro Gomes e o PDT; e do governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), reeleito no primeiro turno.

Os ataques ao adversário também são recorrentes nas publicações do petista. No Facebook, Lula investiu cerca de R$ 30 mil para impulsionar o vídeo no qual Bolsonaro diz que “comeria um indígena”. Além disso, o ex-presidente se empenha em combater desinformação e se aproximar do público evangélico. “O outro lado que prega arma, guerra, não pode ser de Deus”, diz um dos depoimentos.