Eleições 2022: Marcos Pontes (PL) é eleito senador por São Paulo

Candidato contou com o apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) e do candidato a governador de São Paulo Tarcísio Freitas (Republicanos)

atualizado 02/10/2022 22:06

São PauloMarcos Pontes (PL) foi eleito senador por São Paulo nas Eleições de 2022. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou o resultado na noite deste domingo (2/10).

O político, que usa o apelido de astronauta, se candidatou ao Senado com apoio do presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) e do concorrente ao governo de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Pontes foi ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações no governo de Bolsonaro, entre 2019 a 2022. O político do PL já foi filiado a outros partidos como DEM e PSB, PSL.

Astronauta

O novo senador é tenente-coronel da reserva da Força Aérea Brasileira e já foi aviador e piloto de caça. Até hoje, o militar mantém o posto de único astronauta brasileiro a ter ido para o espaço.
Ele se formou engenheiro aeronáutico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e tem mestrado em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School (EUA). Marcos Pontes tem 59 anos e nasceu em Bauru, no interior do estado paulista.

Eleição 2022

Realizada em todo o país neste dia 2 de outubro, o pleito define os cargos de presidente e, em cada estado, governador, senador, deputado federal e estadual (no DF, distrital).

No caso dos representantes do Poder Executivo – senadores, governadores e presidente da República –, o sistema é majoritário, ou seja, vence o candidato que obtiver o maior número de votos válidos, podendo ser de forma absoluta ou simples.

A forma absoluta ocorre quando o candidato recebe mais de 50% dos votos válidos. Quando nenhum dos candidatos alcança a maioria, é realizado um segundo turno.

Na modalidade simples ou relativa, o candidato que obtiver maior número de votos em relação aos seus concorrentes é eleito. Isto ocorre especialmente com senadores.

Na disputa para deputados federais e estaduais, o que vale é o sistema proporcional, que computa os votos para o partido ou legenda, sendo assim, os eleitores escolhem de forma indireta seus candidatos.

Mais lidas
Últimas notícias