metropoles.com

Eleições: Ibope para 2° turno no Rio mostra Paes com 53% e Crivella com 23%

Pesquisa é a primeira do Ibope no segundo turno das eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro e foi realizada entre 16 e 18 de novembro

atualizado

Compartilhar notícia

Monique Arruda/Especial Metrópoles
Eduardo Paes (DEM) vota no Rio de Janeiro
1 de 1 Eduardo Paes (DEM) vota no Rio de Janeiro - Foto: Monique Arruda/Especial Metrópoles

Pesquisa Ibope divulgada na noite desta quarta-feira (18/11) aponta que o candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro Eduardo Paes (DEM) lidera as intenções de votos para o segundo turno das eleições com 53%.

O adversário e atual prefeito, que tenta a reeleição, Marcelo Crivella (Republicanos), tem 23% das intenções de voto.

De acordo com o Ibope, votos brancos ou nulos somam 21%. Já as pessoas que não souberam responder em quem votariam ou não responderam são 2%.

Se considerados apenas os votos válidos (que excluem votos brancos, nulos e indecisos), Paes lidera com 69%, enquanto Crivella soma 31%.

O Ibope ouviu 1.001 eleitores da cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 16 e 18 de novembro. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Destaques

Segundo o Ibope, as intenções de voto no ex-prefeito Eduardo Paes são mais acentuadas conforme aumenta a renda familiar dos entrevistados: entre aqueles que possuem renda maior que 5 salários mínimos, obtém 63% contra 47% dos que têm renda até 1 salário mínimo.

Além disso, diz a pesquisa, Paes se sobressai entre os mais jovens (16 a 24 anos) e mais velhos (55 anos e mais), em ambos com 61% das menções. Entre os católicos, tem 64% e, entre os que avaliam a atual administração municipal como ruim/ péssima, atinge 68% das citações.

O Ibope aponta que Crivella se destaca entre os homens (31%), entre aqueles que têm idade de 35 a 44 anos (31%), entre os evangélicos (45%) e entre os que avaliam a sua administração municipal como ótima / boa (77%).

Compartilhar notícia