Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Eleições 2020

Candidato a vereador é preso por porte ilegal de arma de fogo em MG

Operação "Voto Livre" investiga a compra de votos no município de Araguari

14/11/2020 16:36, atualizado 14/11/2020 16:45
Polícia Militar/Divulgação
Candidato a vereador é preso por porte ilegal de arma de fogo em MG

Deflagrada neste sábado (14/11) pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a Operação “Voto Livre” investiga a compra ilegal de votos de eleitores em Araguari (MG).

Ao todo, foram cumpridos 9 mandados de busca e apreensão em comitês eleitorais, residências de candidatos e pessoas que participaram das campanhas. Um candidato a vereador foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de fogo durante a ação. As informações são do G1.

De acordo com o MPE, a negociação ocorria através de uma contratação simulada de pessoas para trabalharem como fiscais nas eleições municipais entre partidos políticos e candidatos.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O órgão também aponta que alguns candidatos estariam prometendo benefícios e ajuda em troca do voto de eleitores. A prática de compra de votos é considerada crime pela legislação eleitoral, com pena de até quatro anos de prisão.

Não foi informado quais partidos e quais candidatos são alvos desta operação. Ela contou com a participação de dois promotores de Justiça e 34 policiais militares.