Eleições 2020: Bruno Reis é eleito prefeito de Salvador (BA)

A chapa de Bruno Reis (DEM) e Ana Paula Matos (PDT) foi eleita com 64,1% dos votos

atualizado 15/11/2020 22:35

Reprodução/Twitter

Bruno Reis (DEM) foi eleito o novo prefeito de Salvador (BA), com 64,1% dos votos válidos. Ele e a vice-prefeita eleita, Ana Paula Matos (PDT), ocuparão a prefeitura a partir de 1º de janeiro de 2021. O resultado das eleições foi divulgado na noite deste domingo (15/11).

Em segundo lugar na disputa, ficou Major Denice (PT), com 18,9%, com Pastor Sargento Isidório, com 5,32% dos votos, em terceiro. A Prefeitura de Salvador teve nove candidatos em 2020.

As pesquisas do instituto Ibope já apontavam Reis como vencedor da disputa pela prefeitura da cidade. Bruno Reis tem 43 anos e é o atual vice-prefeito de Salvador, eleito em 2016 ao lado de ACM Neto (DEM). É advogado, formado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSal). Foi deputado estadual pela Bahia entre 2010 e 2014. Também atuou como Secretário de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza em Salvador.

Eleições 2020

Nas eleições de 2020, concorrem prefeitos e vereadores em todos os estados do país (exceto Distrito Federal).  Nas cidades com menos de 200 mil eleitores, a escolha dos prefeitos é realizada em apenas um turno: vence o candidato que receber o maior número de voto válidos (brancos e nulos não contam).

No caso dos municípios com menos de 200 mil eleitores, o candidato precisa atingir 50% dos votos válidos mais um. Em caso contrário, é realizado segundo turno entre os dois primeiros colocados. O que receber mais votos ganha.

Nas eleições para vereador, os candidatos são eleitos de acordo com número de vagas disponíveis na Câmara de cada município — em Salvador, são 43 cadeiras disponíveis. Os partidos e coligações precisam receber uma quantidade mínima de votos para que seus candidatos possam ocupar os cargos.

Últimas notícias