TSE disponibiliza seis aplicativos para eleitor usar no dia da votação

Apps de serviços de utilidade pública, apuração, denúncia e checagem estão disponíveis em versão Android e iOS para serem baixados de graça

DIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDODIDA SAMPAIO/ESTADÃO CONTEÚDO

atualizado 27/10/2018 19:23

Em tempos de fake news e informação farta na internet, tem muito eleitor perdido e sem saber no que confiar. Pensando nisso, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) investiu na criação de aplicativos que podem ser baixados no celular.

Já são seis deles disponíveis em versão Android e iOS, nas lojas virtuais App Store e Google Play. Às vésperas da eleição, ainda dá tempo de se informar. Veja um pouco mais sobre cada um deles:

e-Título
Quem baixar esse aplicativo terá uma via digital do título de eleitor. O e-Título informa o endereço do local de votação e fornece informações sobre a situação eleitoral.

Pardal
Esse serve para que o eleitor possa fiscalizar a campanha de partidos e candidatos. O aplicativo permite encaminhar denúncias de irregularidades eleitorais, juntamente com fotos, áudios e vídeos.

Resultados
Esse é o aplicativo que o eleitor deve baixar para acompanhar a apuração do resultado após o encerramento da votação, previsto para as 17h deste domingo (28/10).

Boletim na Mão
Com esse aplicativo, qualquer cidadão poderá acessar as informações contidas nos Boletins de Urna, que são impressos após o encerramento da votação e afixados nas seções eleitorais.

Mesários
O aplicativo é destinado aos 2 milhões de mesários que trabalharão nas Eleições 2018. Contém instruções gerais sobre a atividade e tira dúvidas sobre o processo.

JE Processos
Permite acompanhar o andamento de processos que tramitam na Justiça Eleitoral com mais rapidez. Além de eleitores em geral, costuma ser utilizado por advogados e jornalistas.

Últimas notícias