metropoles.com

Menções a presidenciáveis no Twitter crescem 46% em semana de debate

Alckmin ganha espaço com aproximação do Centrão e participação no Roda Viva. Bolsonaro centraliza debate com lançamento de candidatura

atualizado

Compartilhar notícia

Arte/Metrópoles
abre-justica-presidenciaveis
1 de 1 abre-justica-presidenciaveis - Foto: Arte/Metrópoles

Em período de grande discussão política, menções de candidatos subiram nesta semana como aponta pesquisa da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Jair Bolsonaro (PSL) lidera a pesquisa com 694 mil menções, Lula (PT) ocupa o  segundo lugar do ranking com 231 mil e em terceiro lugar aparece Geraldo Alckmin (PSDB) 218 mil referências.

Bolsonaro teve volume de menções 76% superior ao registrado na semana anterior, aumento motivado pela oficialização de sua pré-candidatura no domingo (22/7), quando o principal pico de citações ao deputado federal foi registrado. O pré-candidato responde por pouco mais de 40% de todos os tuítes coletados.

Lula mantém a segunda posição no debate, o maior volume de referências ao ex-presidente foi verificado na quinta-feira (19/7), a partir de duas notícias: a publicação do artigo na Folha de S.Paulo, “Afaste de mim esse cale-se” e a decisão da ministra do STF, Rosa Weber, que rejeitou o pedido para que Lula seja inelegível antes do registro da candidatura no TSE.

Divulgação/FGV

Geraldo Alckmin teve alteração na participação de discussões na rede principalmente pela formalização do apoio do Centrão e sua aparição no programa Roda Viva da TV Cultura, eventos que somados elevaram as menções do pré-candidato

A confirmação da pré-candidatura também gerou aumentos pontuais do volume de menções a outros candidatos, como Guilherme Boulos (Psol) e Ciro Gomes (PDT). O presidenciável do PDT, no entanto, teve seu nome citado, principalmente, em função de outros pré-candidatos. (Com informações da FGV)

 

Compartilhar notícia