metropoles.com

Guru de Bolsonaro é alvo de investigação do MPF por suspeita de fraude

Paulo Guedes é suspeito de ter colaborado com PT e MDB para fraudar negócios de fundos de pensão de estatais

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução
bolsonaroguedes
1 de 1 bolsonaroguedes - Foto: Reprodução

O guru do presidenciável Jair Bolsonaro (PSL), Paulo Guedes, é alvo de nova investigação do Ministério Público Federal (MPF) em Brasília. O economista é suspeito de ter se associado a executivos ligados ao PT e MDB para fraudar negócios de fundos de pensão de estatais. As informações são do jornal Folha de S.Paulo.

Segundo a reportagem, em seis anos, o braço direito de Bolsonaro captou ao menos R$ 1 bilhão dessas entidades. Ele é cotado para assumir o comando do Ministério da Fazenda em um eventual governo do militar da reserva.

Procedimento investigativo criminal, instaurado no dia 2 de outubro, apura se o economista cometeu crimes de gestão fraudulenta ou temerária. Além disso, Paulo Guedes é investigado por suposta emissão e negociação de títulos sem lastros ou garantias ao negociar, obter e investir recursos de sete fundos.

Entre as entidades, estão Previ (Banco do Brasil), Petros (Petrobras), Funcef (Caixa) e Postalis (Correios), além do BNDESPar – braço de investimentos do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

De acordo com a Folha, as transações teriam sido feitas a partir de 2009 com executivos indicados pelo PT e MDB, que são investigados atualmente por desvio de recursos dos fundos. Para o MPF, há “relevantes indícios de que, entre fevereiro de 2009 e junho de 2013, diretores/gestores dos fundos de pensão e da sociedade por ações BNDESPar” se consorciaram “com o empresário Paulo Roberto Nunes Guedes, controlador do Grupo HSM”.

Fraude na Bolsa
Guedes foi citado em uma processo julgado recentemente pela Justiça Federal. O inquérito em questão cita o economista como beneficiário de uma fraude milionária na Bolsa de Valores, onde um esquema teria causado perdas da Bolsa à Fapes, a Fundação de Assistência e Previdência Social do BNDES. O caso foi revelado pela revista digital Crusoé.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?