metropoles.com

Eunício perde disputa por reeleição e será investigado na 1ª instância

Como a derrota, presidente do Senado perde o foro no STF. Inquérito contra senador, citado em delações, será analisado na Justiça Federal

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
eunício oliveira
1 de 1 eunício oliveira - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Atual presidente do Senado, Eunício Oliveira (MDB-CE) foi derrotado na tentativa de reeleição para o cargo político. O emedebista ficou na terceira colocação, atrás de Cid Gomes (PDT) e Eduardo Girão (Pros), ambos eleitos pelo estado do Ceará.

A derrota de Eunício pode se considerada uma surpresa. Eleito deputado federal por três vezes, entre 1998 e 2006, o presidente da Casa chegou ao Senado em 2010. Neste domingo (7/10), em entrevista, ele declarou ter votado em Fernando Haddad e disse ainda que o apoiará informalmente no segundo turno.

Natural de Lavras de Mangabeira (CE), Eunício Oliveira é empresário e agropecuarista. Estudou economia na Universidade de Fortaleza (Unifor), mas não completou o curso. Em Brasília, estudou Administração de Empresas e Ciências Políticas no Centro Universitário de Brasília (UniCeub).

Agora sem foro, Eunício Oliveira terá investigações contra ele passando para a 1ª instância. A Polícia Federal investiga o parlamentar a partir de delações de executivos e ex-executivos da Odebrecht. A PF apura se ele recebeu propina da construtora em troca de aprovação de medida provisória em 2013, que tratou de incentivos tributários a produtores da indústria química. Apelidado de “Índio” nas planilhas da Odebrecht, Eunício é suspeito de ter recebido R$ 2 milhões em propina.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?