metropoles.com

Em última reunião, conselho do TSE sai sem resultado prático

Intenção do grupo era discutir ferramentas para tentar barrar as chamadas “notícias falsas” na internet, durante o final do segundo turno

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
fake news
1 de 1 fake news - Foto: iStock

O conselho consultivo do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou quase quatro horas reunido com representantes do Google, Facebook e agências de fact-checking do Brasil, na tarde desta segunda-feira (22/10). A intenção do grupo era discutir ferramentas para tentar barrar as chamadas “notícias falsas” na internet, durante esta última semana antes do segundo turno.

No entanto, o silêncio ou a falta de respostas marcaram o fim desse que provavelmente foi o último encontro do colegiado antes do fim das Eleições 2018. A presidente do TSE, ministra Rosa Weber, saiu sem falar com a imprensa. Secretário da presidência, Estêvão Waterloo evitou comentar a respeito de ações práticas.

Waterloo disse apenas que o trabalho realizado para combater as fakes news foi bem feito. “Não há nação democrática que fez um combate melhor que o nosso. Tenho certeza que teremos um bom segundo turno”, completou.

Mais cedo, o TSE e os tribunais regionais divulgaram uma carta aberta à população. No documento, a ministra Rosa Weber reafirmou a total integridade das urnas eletrônicas e do processo eleitoral.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?