metropoles.com

Em indireta a Temer, Kátia promete ser uma vice “disciplinada” de Ciro

Para o presidente do PDT, Carlos Lupi, a senadora será atuante na chapa da sigla e não apenas de aparências

atualizado

Compartilhar notícia

Elza Fiuza/Agência Brasil
katia abreu
1 de 1 katia abreu - Foto: Elza Fiuza/Agência Brasil

A senadora Kátia Abreu (PDT-TO) prometeu a Ciro Gomes nesta segunda-feira (6/8) que será uma vice “disciplinada” caso a chapa pedetista à Presidência da República vença a eleição de outubro. Para ela, um modelo a ser seguido é a atuação de Marco Maciel como vice do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). “Serei uma vice disciplinada, igualmente como foi Marco Maciel”, disse a senadora em evento que a apresentou oficialmente como vice do ex-governador do Ceará.

A declaração foi vista como uma cutucada ao presidente Michel Temer (MDB). Ele assumiu o Planalto após a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ter seu mandato cassado em 2016. Kátia Abreu foi umas das maiores defensoras da petista ao longo do processo de impeachment.

Para o presidente do PDT, Carlos Lupi, Kátia Abreu terá papel estratégico numa eventual gestão de Ciro na Presidência. “Ela não será uma vice de aparência. Kátia será atuante” declarou o dirigente pedetista.

Segundo a senadora, um dos motivos que a levou a aceitar o convite foram projetos elaborados por Ciro nos últimos meses visando a Presidência. “Aceitei por convicção. Tenho certeza que ele se preparou para isso”.

Kátia Abreu foi uma solução caseira encontrada pelo PDT para a composição da chapa presidencial. Nas últimas semanas, Ciro sofreu reveses em negociações com outros partidos. O último a negar aliança com o presidenciável foi o PSB. Em convenção realizada neste domingo (5/8), o partido decidiu não compor coligação com nenhuma outra legenda na corrida presidencial.

Ciro não poupou elogios à senadora. Para ele, a indicação de Kátia como vice faz parte de um “reencontro natural”, já que ela é uma aliada do passado. “É um reencontro natural. Ela me apoiou na campanha de 2002. Na época, já liderava o mundo da agricultura brasileira”.

Segundo o presidenciável, Kátia pagou um preço caro ao apoiar a ex-presidente Dilma no processo de impeachment. “Ela nos deu um exemplo de força e compromisso popular e com a democracia quando pagou caro o preço da fidelidade, lealdade e de correção por respeito ao povo. Uma democrata de verdade que deu testemunho à sua retórica”.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?