*
 

Com mais de 60 presos, entre candidatos e eleitores, as eleições das 10 principais cidades goianas do Entorno do DF terminaram com vitória do PSDB neste domingo (2/10). Os tucanos venceram em cinco municípios (Luziânia, Padre Bernardo, Águas Lindas, Novo Gama e Valparaíso). Com intensa boca de urna e a distribuição de farto material de campanha, que emporcalhou as ruas, os moradores atenderam à convocação e exerceram o direito de votar. Mais de 508 mil pessoas votaram, num universo de 605 mil eleitores.

O PMDB foi a segunda legenda mais votada, com dois candidatos eleitos (Formosa e Santo Antônio do descoberto). PROS, PRTB, PPS, PR e o PSB, do governador Rodrigo Rollemberg, elegeram um prefeito. O placar mostra que apesar de estarem mais próximas da capital do país, essas cidades ainda estão sob domínio politico do Palácio das Esmeraldas, cujo titular é o tucano Marconi Perillo.  Mais uma vez as urnas apontaram que a política brasiliense tem pouca influência na região e vice-versa.

O resultado das eleições revelou também que os moradores querem a renovação no comando das prefeituras. Nas 10 cidades, apenas dois prefeitos se reelegeram. Em Padre Bernardo, Claudiênio (PSDB) foi escolhido por 53,46% dos eleitores. Na vizinha Águas Lindas, Hildo do Candango, também tucano, emplacou novo mandato com 66,41% dos votos válidos.

Em Luziânia, o candidato mais votado não levou. O atual prefeito Cristovão Vaz (PSD) teve mais de 39 mil votos. Porém, eles não foram contabilizados, já que ele teve a candidatura indeferida. O tucano Marcelo Melo foi eleito por 38.942 pessoas.

resultado_entorno_1 (1) resultado_entorno_2 (1) resultado_entorno_3 (1) resultado_entorno_4 (1) Arte/Cícero Lopes/Metrópoles

 

 

 

 

 

 

 

COMENTE

Entorno do DF
comunicar erro à redação

Leia mais: Eleições