Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Brasil

Eleição tem menor número de "candidatos da bala" dos últimos 20 anos

Após recorde em 2020, candidaturas de profissionais das forças de segurança registram queda em 2024

, 23/08/2024 02:00, atualizado 23/08/2024 10:39
Compartilhar notícia
Reprodução/NSC Total
Imagem colorida de uniforme da Polícia Militar - Metrópoles

Sargento, coronel, tenente e delegado. É comum ver patentes e cargos acompanhados de nomes de candidatos que concorrem às eleições municipais. No entanto, no pleito deste ano, o número de postulantes ligados a forças de segurança, os “candidatos da bala”, caiu e chegou ao menor patamar desde 2004.

Levantamento do Metrópoles feito com base nos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificou ao menos 5.148 candidatos, entre bombeiros, policiais, militares reformados e membros das Forças Armadas.

O número representa uma queda de 24% no registro de candidaturas com essas ocupações em relação às últimas eleições municipais, em 2020. Na época, foram contabilizados 6.802 registros, o maior número nos últimos 20 anos.

Neste ano, o Tribunal Superior Eleitoral recebeu pouco mais de 458 mil pedidos de candidaturas. A quantidade é inferior à de 2020, quando foram registradas 557 mil candidaturas.

Confira a evolução nas candidaturas “da bala” ano a ano:

Perfil

Em 2024, o PL foi o partido que mais registrou “candidatos da bala”, com um total de 766. Em seguida, vêm o Republicanos (463), União Brasil (448), PP (414) e MDB (386).

Do outro lado da tabela, com menor quantidade de militares, estão o PCO (1), PCdoB (12), Psol (13), PV (20) e Rede (28). O PT, do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem 107 candidatos. Ao todo, são 4.753 postulantes ao cargo de vereador, 198 prefeitos e 197 vice-prefeitos.

Entre os “candidatos da bala”, alguns exemplos são o deputado federal delegado Éder Mauro (PL-PA), a deputada federal delegada Adriana Accorsi (PT-GO), o Capitão Wagner (União-CE) e o coronel do Corpo de Bombeiros Wagner Borges (PRTB-ES).

Confira a página especial sobre as Eleições de 2024

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters