metropoles.com

Weintraub erra grafia mais uma vez e depois ironiza as falhas

Após trocar “onde” por “aonde”, ministro da Educação rebate críticas com postagens repletas de erros de português

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Redes Sociais
Weintraub tirando óculo de meme
1 de 1 Weintraub tirando óculo de meme - Foto: Reprodução/Redes Sociais

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, escorregou mais uma vez no uso da língua portuguesa em postagem no Twitter na manhã desta-segunda-feira (17/02/2020). Alvo de críticas por causa da primeira falha, fez mais postagens, ironicamente repletas de erros de grafia, para divulgar ações da pasta que comanda.

Já célebre por errar a maneira de escrever algumas palavras, como “impressionante” que grafou com “c” e não com “ss”, Weintraub fez uma postagem mostrando que estava viajando em um voo comercial para Brasília (como ministro, ele teria direito a viajar em jatos da Força Aérea Brasileira). Veja a publicação:

O problema está no uso da palavra “aonde”. Segundo esta explicação da revista Nova Escola, a preposição “a” de “aonde” só deve ser usada em orações que sugerem movimento, como “aonde você está me levando?”.

Weintraub, portanto, deveria ter usado a palavra “onde”, que designa locais físicos.

Horas depois, o ministro fez mais duas postagens, insinuando que seus erros de português aparecem mais do que notícias relacionadas ao Ministério da Educação. E anunciou assim o repasse de ônibus escolares:

Compartilhar notícia