Senai abre 9 mil vagas de cursos gratuitos pelo país. DF tem 4 mil

Aulas são voltadas para diferentes níveis de aprofundamento da formação, entre ensinos de nível técnico e aperfeiçoamento profissional

atualizado 25/06/2021 10:42

Facebook/Reprodução

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) está com cerca de 9 mil vagas abertas para cursos nas modalidades presencial, semipresencial e a distância (EAD). É uma oportunidade para aqueles que querem se especializar ou melhorar o currículo profissional.

Em todo o Brasil, o Senai oferta mais de 9 mil vagas em cursos pagos e gratuitos. Apenas no Distrito Federal, estão disponíveis 4.559 vagas para cursos 100% gratuitos.

Na capital do país, as vagas abertas são para cursos de qualificação profissional e de aperfeiçoamento, além de curso técnico. São 1.691 vagas oferecidas pelo programa DF Inova Tech — parceria do Senai-DF com o Governo do Distrito Federal (GDF). As outras 2.868 vagas são pelo Programa Senai de gratuidade. Confira aqui.

Na Bahia, o Senai está com inscrições abertas para 502 bolsas para cursos técnicos, nas modalidades presencial e semipresencial. O prazo vai até 11 de julho. A seleção para as vagas gratuitas segue regulamento próprio do Programa de Bolsas de Estudo do Senai Bahia.

São oferecidas 377 bolsas de estudo para os cursos presenciais e outras 125 para os cursos semipresenciais. As bolsas são destinadas a estudantes que tenham obtido pontuação média igual ou superior a 500 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020 e que declararem baixa renda. Para conferir, clique aqui.

Para elas

Em Mato Grosso, a oportunidade é exclusivamente para elas. É que o Senai oferece o curso de Operadora de Pá Carregadeira para mulheres. A iniciativa tem a parceria da empresa Armac, e as inscrições podem ser feitas na sede do Senai de Sorriso (MT). Para concorrer a uma vaga, é preciso ter mais de 18 anos e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) – categoria B.

Já em São Paulo, o Senai está com processo seletivo para aproximadamente 3.840 vagas gratuitas para cursos técnicos semipresenciais. Há opções em diversas áreas tecnológicas demandadas pela indústria, como alimentos; eletroeletrônica; eletromecânica; logística; manutenção automotiva; mecânica; mecatrônica; redes de computadores; refrigeração e climatização; e segurança do trabalho. Confira aqui.

Mais lidas
Últimas notícias