Saiba o que usar e o que evitar para fazer uma boa redação no Enem

Para se sair bem na redação do Enem, que ocorrerá neste domingo (13/11), é importante que os alunos tenham boa interpretação de texto

atualizado 09/11/2022 20:14

Pessoa estudando

A nota da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é eliminatória em diversas universidades públicas. Por isso, é importante que o aluno esteja preparado para a prova que ocorrerá neste domingo (13/11).

Além da redação, neste domingo, os candidatos farão as provas de ciências humanas e suas tecnologias.

A redação do Enem deve ser elaborada de acordo com a estrutura e os elementos do gênero textual dissertativo-argumentativo. Além disso, os estudantes precisam apresentar uma tese, argumentos que defendam a ideia inicial e uma proposta de intervenção, uma recomendação para solucionar a problemática.

“Para organizar essas ideias no texto, é fundamental que seja construída uma estratégia. Os desenvolvimentos serão os locais para usar os repertórios socioculturais como forma de argumentar o que está sendo dito. Após isso, ele apresentará a sugestão de intervenção no problema”, explica Roberta Savana, professora de redação no Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília.

A professora reforça que a redação do Enem deverá ser dividida entre introdução, desenvolvimento e o último parágrafo destinado para a conclusão do texto e apresentação da proposta de intervenção.

“Na introdução, podemos destacar a importância do autor em se posicionar sobre o problema. Nos desenvolvimentos 1 e 2, ele justificará o seu posicionamento. Concluindo, o recomendado é que sejam trabalhados no último parágrafo os cinco elementos obrigatórios para uma sugestão de intervenção excelente: agente, ação, meio/modo, detalhamento e finalidade”, reforça Savana.

Repertório sociocultural no Enem

Para não zerar a redação do Enem, é importante que os alunos não firam os direitos humanos e evitem a repetição de palavras.

Por fim, a professora destaca que, para os alunos ampliarem os seus repertórios socioculturais, é importante acompanhar o noticiário, principalmente reportagens envolvendo a realidade brasileira.

Mais lidas
Últimas notícias