metropoles.com

Intolerância religiosa é tema da redação do Enem 2016

Professores elogiam o assunto e destacam importância de se discutir a diversidade e a pluralidade no momento atual

atualizado

Compartilhar notícia

Leonardo Arruda/Esp. Metrópoles
Comemorações de Ano Novo/Réveillon Na Praça dos Orixás/Prai
1 de 1 Comemorações de Ano Novo/Réveillon Na Praça dos Orixás/Prai - Foto: Leonardo Arruda/Esp. Metrópoles

O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 é “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. A informação foi divulgada pouco depois do fechamento dos portões dos locais de prova, neste domingo (6/11), por meio do Twitter, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O professor Eduardo Calbucci, supervisor de Português do curso pré-vestibular Anglo, elogiou o tema e disse que o tópico é mais amplo e polêmico do que o do ano passado, que tratou sobre “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”. Por isso, também é mais difícil, na avaliação dele.

“A gente pensou que o Inep preferisse fugir da discussão política mais óbvia, devido ao ano politicamente conturbado que foi 2016. Mas eles conseguiram pensar num assunto em que é possível pensar se a nossa democracia está completa”, afirmou Calbucci.

O tema mostra a importância de refletir sobre a diversidade e a pluralidade no momento atual, em que casos de desrespeitos e atrocidades em nome de Deus determinam comportamentos e discursos,segundo Maria da Penha J. Amancio, professora e coordenadora de Redação do Leonardo da Vinci.

O assunto já havia sido sinalizado em propagandas do governo federal nas últimas semanas, em texto de fácil compreensão, que tocava a sensibilidade para aceitação da crença do outro, como valor a se atingir por meio do respeito.

Professora Maria da Penha

Professora de redação do Galois Amanda Lima de Araújo destacou que o Brasil vive um momento de intolerância em vários aspectos e, principalmente, no religioso: “Desde o ano passado, o exame vem abordando temas muito relevantes. O aluno que esteve de olho no noticiário vai conseguir fazer uma boa dissertação”.

Consiciência
O babalorixá Babazinho de Oxalá, que teve seu terreiro em Santo Antônio do Descoberto (GO), Entorno do DF, atacado em 2015, ressaltou que já passava da hora de o Enem tratar do assunto: “O tema é perfeito. Ainda há muita falta de respeito com a religião alheia e isso pode ajudar com que as pessoas tomem mais consciência e possam conhecer melhor a fé dos outros.”

Os casos registrados no DF, de ataques a terreiros, centros espíritas e até na Praça dos Orixás, motivaram a criação da Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência.

Em junho deste ano, a Vara Criminal de Sobradinho recebeu denúncia oferecida pelo Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) contra quatro acusados (Kennedy Sousa do Rego, Valdeir de Lima Silva, Wellington da Silva Costa, Rodrigo Guedes dos Santos), pela prática, em tese, do crime de discriminação ou preconceito religioso, descrito no artigo 20, caput da Lei 7.716/89.

O MP ofereceu denúncia em razão de inquérito policial instaurado para apurar a ocorrência de um incêndio no Centro Espírita Auta de Souza, em Sobradinho II, que teria sido motivado por preconceito contra a religião praticada no local.

Todos os temas de redação da história do Enem:
1998: Viver e aprender
1999: Cidadania e participação social
2000: Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?
2002: O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?
2003: A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
2005: O trabalho infantil na sociedade brasileira
2006: O poder de transformação da leitura
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2008: Como preservar a floresta Amazônica: suspender imediatamente o desmatamento; dar incentivo financeiros a proprietários que deixarem de desmatar; ou aumentar a fiscalização e aplicar multas a quem desmatar
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2011: Viver em rede no século 21: os limites entre o público e o privado
2012: Movimento imigratório para o Brasil no século 21
2013: Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
2014: Publicidade infantil em questão no Brasil
2015: A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira
2016: Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil

 

 

Compartilhar notícia