metropoles.com

Inscrito com Covid-19 pode pedir reaplicação do Enem até 12h deste sábado

Uma nova chance para prestar o exame ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante

atualizado

Compartilhar notícia

Igo Estrela/Metrópoles
De máscaras, estudantes chegam cedo para fazer a prova do Enem no DF
1 de 1 De máscaras, estudantes chegam cedo para fazer a prova do Enem no DF - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

Se você testou positivo para a Covid-19 e não poderá participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, neste domingo (24/1), não se desespere. Até as 12h deste sábado (23/1), quem contraiu o vírus recentemente pode pedir a reaplicação das provas, que ocorrerá em 23 e 24 de fevereiro. A solicitação deverá ser feita pela Página do Participante.

Mesmo com uma grande polêmica envolvendo o adiamento ou não do exame, por conta da pandemia do coronavírus, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que quem apresentar sintomas na véspera (após as 12h) ou no dia da prova não deve comparecer ao exame, “primando pela segurança e pela saúde coletiva”.

Em situações como essa, os participantes também poderão solicitar a reaplicação. O sistema para recebimento da documentação comprobatória estará aberto após o fim da aplicação do Enem impresso, entre 25 e 29 de janeiro.

Também pode pedir a reaplicação quem contraiu qualquer outra doença infectocontagiosa, como: coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenza, doença meningocócica e outras meningites, varíola, Influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola e varicela.

Como pedir a reaplicação?

Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença.

Na documentação, é necessário constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional de saúde competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento.

Em seguida, o documento precisa ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB. A aprovação ou a reprovação da solicitação deverá ser consultada na Página do Participante.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?