metropoles.com

Inep nega que Enem 2019 esteja ameaçado por falta de recursos

Segundo a autarquia, LDO não define valores destinados ao programa e verbas do MEC não podem ser inferiores em relação ao ano anterior

atualizado

Compartilhar notícia

reprodução
enem
1 de 1 enem - Foto: reprodução

Em nota, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) negou nesta sexta-feira (17/8) que a edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 esteja ameaçada. Segundo a autarquia do governo federal, a aplicação da avaliação “está garantida, dando prosseguimento à história de sucesso do Exame que completa 20 anos em 2018 e mudou o acesso ao ensino superior brasileiro”.

Na mensagem, a entidade do segmento de educação ressaltou ainda que “a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o próximo ano, sancionada em 14 de agosto, não define o montante orçamentário por programa ou atividade, apenas estabelece as diretrizes para a elaboração da Proposta de Lei Orçamentária Anual (PLOA). “O normativo responsável por estabelecer os limites de despesas e as receitas que serão realizadas no próximo exercício é a Lei Orçamentária Anual (LOA)”, completou o Inep em Nota.

A entidade ainda explicou que conforme a sanção do artigo 22º da LDO, os recursos destinados ao Ministério da Educação (MEC) não podem ser inferiores em relação ao ano anterior. Além disso,  a verba deve ser reajustada de acordo com a inflação.

“O Projeto de Lei Orçamentária de 2019 e a respectiva Lei destinarão recursos para as despesas do Ministério da Educação em montante, no mínimo, igual ao aprovado na Lei Orçamentária de 2018, corrigido na forma do inciso II do § 1º do art. 107 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Dessa forma, em respeito à sociedade brasileira e resgatando a verdade, não há o que se falar em ameaça ao Enem 2019”, afirma o Inep.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?