*
 

Educadores afirmam que, para melhorar o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, é necessário momentos de descanso e de relaxamento no último dia antes da realização da prova. Por isso, o Metrópoles preparou para você, cinco dicas infalíveis para desestressar neste sabado (11/11)  que antecede o Enem. No domingo (12), os candidatos resolverão questões que exigem concentração, de matemática e ciências da natureza.


O Metrópoles também conversou com o coaching de treinamento de habilidades psicológicas (THP), Caio Márcio, que revelou algumas técnicas para o candidato manter o equilíbrio emocional durante a prova. Os procedimentos devem ser realizados um pouco antes do exame e podem resultar em uma melhor performance neste último dia do Enem.

Visualização Positiva
Segundo Caio Márcio, é importante criar emoções positivas. Ao visualizar um evento, um desejo ou uma situação em sua mente repetidas vezes, você avisa e programa o subconsciente sobre seus desejos e expectativas. E ele passa a procurar pelo que você ordenou. Quanto melhor se sentir, mais vibrações positivas irá atrair e mais rápido alcançará seus objetivos.

Técnicas relaxantes de respiração
O coaching afirma que a respiração é um ponto muito importante para alcançar a tranquilidade durante a prova. Com movimentos focados na inspiração e expiração, é possível acalmar o sistema nervoso e impulsionar o equilíbrio do corpo e da mente.

Focar apenas nos pontos fortes
Caio Márcio orienta os candidatos a evitar pensamentos negativos. Quando o ponto forte de cada pessoa é identificado, ela passa a sentir-se mais capaz e confiante para realizar atividades. Como na visualização positiva, é necessário que o otimismo esteja presente nessa reta final do exame.

Sentir-se merecedor
Lembrar de todo o esforço praticado até o momento é um passo importante, de acordo com o especialista. Ao acreditarmos no merecimento de nossas conquistas, diz ele, possibilitamos a realização de nossos desejos. É preciso buscar o que é seu, por seu mérito.

Enquanto alguns disputam, outros buscam o que já é deles"
Caio Márcio, coaching de treinamento de habilidades psicológicas

Gratidão
Para Caio Márcio, a gratidão é a chave do sucesso. Ser grato é um estado de espírito e não deve fazer referência somente aos fatos positivos, mas a tudo que está presente em nossa vida. No caso da prova, é necessário lembrar que está tendo uma oportunidade e agradecer pela chance ofertada.

 

 

COMENTE

EducaçãodicasInepEnem 2017técnicas de relaxamento
comunicar erro à redação