metropoles.com

Estados têm autonomia sobre policiais armados em escolas, diz ministro

Camilo Santana afirmou que Ministério da Educação (MEC) prepara programa de construção de círculos de paz nas escolas de todo o país

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
imagem colorida do ministro Camilo Santana falando ao microfone
1 de 1 imagem colorida do ministro Camilo Santana falando ao microfone - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

O ministro da Educação Camilo Santana afirmou, nesta quinta-feira (13/4), que estados e municípios têm autonomia para decidir se vão contratar policiais ou vigilantes armados para atuarem na segurança de escolas. Medidas do gênero têm sido anunciadas por gestores locais após o aumento de ataques e ameaças.

“A escola tem de garantir segurança para todos. Estados e municípios têm autonomia para tomar decisões em relação a colocar ou não policiais armados nas portarias”, defendeu o ministro em entrevista ao programa Estúdio I, da GloboNews.

Camilo ressaltou que sugeriu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reúna governadores, prefeitos, representantes da Justiça, do Congresso Nacional e da sociedade para discutir o problema. “Para que a gente possa fazer uma grande mobilização, dentro do papel de cada ente, para que a gente possa vencer esse problema enfrentado nesse momento, que não é um problema fácil. Isso é o reflexo da sociedade que nós estamos vivendo, que vem estimulando nos últimos anos a violência, a intolerância, o medo, o armamento, o problema da falta do controle das nossas plataformas digitais”, explicou o titular da Educação.

De acordo com o ministro, a pasta está em diálogo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para a criação de um programa de construção de círculos de paz nas escolas, com mediação de conflitos e aplicação de justiça restaurativa.

“Hoje à tarde, por exemplo, eu vou ter uma reunião com secretários estaduais de educação, virtual, e municipais, pra ouvi-los e apresentar uma proposta que nós vamos fazer aos secretários nessa indução desses círculos de construção de paz e discussão com os jovens dentro das escolas”, disse Camilo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?