metropoles.com

Curso de Ciência Política da UnB terá a disciplina “Golpe de 2016”

Matéria fará parte da grade da universidade e será ministrada pelo professor Luis Felipe Miguel

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
73703b83-effd-4871-b20e-8aa3c4842166
1 de 1 73703b83-effd-4871-b20e-8aa3c4842166 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Uma disciplina do curso de Ciência Política da Universidade de Brasília (UnB) está chamando a atenção de alunos e professores da instituição de ensino. Trata-se da matéria denominada “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”. O professor responsável será Luis Felipe Miguel. O educador postou um desabafo em sua rede social, no início da tarde desta quarta-feira (21/2), defendendo o conteúdo que será ministrado.

De acordo com a ementa da disciplina, durante as aulas, os estudantes entenderão “os elementos de fragilidade do sistema político brasileiro que permitiram a ruptura democrática de maio e agosto de 2016, com a deposição da presidente Dilma Rousseff”. Além disso, a matéria pretende analisar o governo presidido por Michel Temer e “investigar o que sua agenda de retrocesso nos direitos e restrição às liberdades diz sobre a relação entre as desigualdades sociais e o sistema político no Brasil”.

Há ainda aulas previstas com os seguintes temas: “A nova direita radical e a ascensão do parafascismo”, “A campanha pela deposição de Dilma”, “Possibilidades de reforço da resistência popular e de restabelecimento do Estado de direito e da democracia política no Brasil”, ” A campanha pela deposição de Dilma: a mídia”, “A campanha pela deposição de Dilma: o Judiciário e a Lava Jato” e “O projeto do governo Temer: retirada de direitos”.

Em nota, conforme informou a Universidade de Brasília, a proposta de criação de disciplinas, bem como suas respectivas ementas, é de responsabilidade das unidades acadêmicas, que têm autonomia para propor e aprovar conteúdos em seus órgãos colegiados.

“Além disso, a referida disciplina é facultativa, não integrando a grade obrigatória de nenhum curso. A UnB reitera seu compromisso com a liberdade de expressão e opinião – valores fundamentais para as universidades, que são espaços, por excelência, para o debate de ideias em um Estado democrático”, completou a universidade.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?