Confira dicas de como se preparar para o Enem deste ano

Simulados, cronogramas de estudos e prática constante de exercícios ajudam aluno a ter um bom desempenho no exame

atualizado 12/05/2022 16:34

mulher asiática estudandoPixabay

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) está marcado para acontecer nos dias 13 e 20 de novembro deste ano. Alunos se preparam durante anos para realizar a prova. Pensando nisso, o coordenador pedagógico do EstudoPlay, Erik Anderson, separou algumas dicas para os candidatos.

As inscrições para o Enem começaram nesta semana e vão até 21 de maio. Os estudantes que não tiveram isenção deverão pagar a taxa de R$ 85 por meio de boleto bancário, Pix ou cartão de crédito, até 27 de maio.

Anderson reforça que há formas variadas de aprendizagem e o estudante pode optar por aquela que ele mais se identifica. “Ao estudar (qualquer que seja o método), o aluno deve atentar para a alternância entre teoria e resolução de exercícios. O candidato deve focar também na calibragem das questões, ou seja, o grau de dificuldade”, afirma o coordenador.

As questões do Enem, elaboradas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), apresentam um grau de dificuldade que pode variar entre fáceis, medianas e difíceis e a nota do aluno irá depender da coerência entre os acertos do candidato.

“Em relação ao simulado, como a prova do Enem tem um total de 180 questões, recomenda-se um simulado por mês. Mas aí não basta fazer o simulado: é preciso saber o que errou e por quê”, revela Anderson.

Um cronograma de estudos pode auxiliar no desenvolvimento do aluno ao longo do processo, identificando os seus pontos fortes e fracos, para delimitar qual a melhor maneira de aprender. Mas, atenção: a carga horária excessiva pode prejudicar o aluno, o importante é ter regularidade nos estudos.

O coordenador reforça que o aluno deve produzir no mínimo uma redação por semana, “com correção comentada por especialista, para que o aluno aprimore sua escrita dentro das cinco competências exigidas no Enem.”

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias