metropoles.com

Bolsonaro sanciona lei que permite faltar aula por motivo religioso

A lei passa a vigorar a partir de março e estabelece que o aluno apresente requerimento prévio para informar a ausência

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/ Metrópoles
Jair Bolsonaro
1 de 1 Jair Bolsonaro - Foto: Michael Melo/ Metrópoles

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) sancionou nesta sexta-feira (4/1) texto que altera a Lei 9.394, de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A nova legislação permite aos alunos de instituições públicas ou privadas, em qualquer nível, se ausentarem de prova ou aula marcada para data em que, segundo seus preceitos religiosos, sejam proibido o exercício de atividades.

De acordo com a norma, a frequência deve ser atestada e as atividades podem ser compensadas pela reposição de aulas. Já as provas de segunda chamada precisam ser remarcadas para um horário alternativo. A regra, entretanto, não abrange o ensino militar, como os cursos de formação dos oficiais das Forças Armadas.

A lei passa a vigorar a partir de março e estabelece que o aluno apresente requerimento prévio para informar a ausência. A instituição de ensino, sem custos para o aluno, deverá permitir a possibilidade de realizar uma prova ou aula de reposição, conforme o caso. As escolas terão até dois anos para se preparar para a mudança.

A proposta é do deputado federal reeleito Rubens Otoni (PT-GO) e foi aprovada pelo Congresso no ano passado. Quando apresentou o projeto de lei, Otoni disse que o objetivo era “regulamentar um direito implícito na legislação brasileira”.

O deputado chegou a citar os casos de protestantes, adventistas do Sétimo Dia, batistas do Sétimo Dia, judeus “e de todos os seguidores de outras religiões que guardam o período compreendido desde o pôr do sol da sexta-feira até o pôr do sol do sábado em adoração divina”.

A nova regra recebeu, também, a assinatura do ministro da Justiça, Sérgio Moro.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?