metropoles.com

XP/Ipespe: para 62% dos brasileiros, economia está no caminho errado

Pesquisa também mediu a avaliação popular sobre o cenário empregatício e percepção sobre a inflação

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/Esp. Metrópoles
Pessoas em frente ao Ministério da Economia
1 de 1 Pessoas em frente ao Ministério da Economia - Foto: Myke Sena/Esp. Metrópoles

Levantamento realizado pela XP em parceria com o Ipespe indica que 62% dos brasileiros acreditam que a economia brasileira está no caminho errado. O estudo, realizado entre os dias 18 e 20 de abril, foi divulgado nesta segunda-feira (22/4).

De acordo com o levantamento, apenas 31% dos entrevistados externaram otimismo com o panorama econômico nacional, indicando que a economia está no caminho certo.

Outros 7% dos entrevistados não souberam responder ou não responderam aos questionamentos. A margem de erro da pesquisa é de 3,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95,5%.

Emprego

Os institutos também mediram a avaliação popular sobre o cenário empregatício do país. Do total de entrevistados, 66% avaliam como muito grande ou grande a chance de manter o emprego nos próximos 6 meses.

Houve queda além da margem de erro entre os brasileiros que temem o desemprego no próximo semestre. Este índice caiu de 28% para 24%.

Inflação

Ainda conforme o levantamento, entre março de abril, caiu, de 77% para 70%, a percepção do consumidor de que aumentou muito a inflação no preço dos produtos. Em contrapartida, cresceu a avaliação de que houve aumento no valor – era 20% em março e chegou a 25% em abril.

A pesquisa foi realizada de 18 a 20 de abril de 2022. Foram entrevistadas 1 mil pessoas de 16 anos ou mais, por meio de ligações telefônicas, em todas as Unidades da Federação. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo BR-05747/2022.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações