metropoles.com

Vendas do varejo sobem 1,2% em junho ante maio, aponta IBGE

Na comparação com o mesmo mês de 2016, o índice registrou avanço de 3%, de acordo com levantamento divulgado nesta terça-feira (15/8)

atualizado

Compartilhar notícia

Leonardo Arruda/Especial para o Metrópoles
varejo loja comércio
1 de 1 varejo loja comércio - Foto: Leonardo Arruda/Especial para o Metrópoles

As vendas do comércio varejista subiram 1,2% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal, informou nesta terça-feira (15/8) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pela Pesquisa Mensal de Comércio. Na comparação com o mesmo mês de 2016, as vendas avançaram 3% neste ano. No segundo trimestre, ante os três meses anteriores, as vendas cresceram 2,5%. O resultado interrompe nove trimestres consecutivos de quedas.

O crescimento também representa o avanço mais significativo desde o segundo trimestre de 2014, quando o varejo teve alta de 4,1%.

“A melhora entre atividades do varejo foi generalizada no segundo trimestre, seja porque reverteram a queda para crescimento seja porque diminuíram o ritmo de perdas”, avaliou a gerente da Coordenação de Serviços e Comércio do IBGE, Isabella Nunes.

As vendas do varejo restrito acumularam retração de 0,1% no ano e queda de 3% em 12 meses. Quanto ao varejo ampliado, que inclui as atividades de material de construção e de veículos, as vendas subiram 2,5% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal.

Na comparação com junho de 2016, sem ajuste, as vendas do varejo ampliado tiveram alta de 4,4% em junho de 2017. Já o comércio varejista ampliado subiu 0,3% no ano e recuou 4,1% em 12 meses.

No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, as vendas subiram 2,9% no segundo trimestre, ante o mesmo período do ano passado, o melhor desempenho desde o quarto trimestre de 2013, quando cresceu 3,6% O movimento interrompe uma sequência de 12 trimestres consecutivos de perdas.

Média móvel
O índice de média móvel trimestral das vendas do comércio varejista restrito teve aumento 0,8% em junho, de acordo com o IBGE. No varejo ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, o índice de média móvel trimestral das vendas aumentou 1,2% em junho.

Revisões
O IBGE também revisou o resultado das vendas no varejo em maio ante abril, de uma queda de 0,1% para uma expansão de 0,2%. No varejo ampliado também houve revisão no resultado de maio ante abril, que saiu de recuo de 0,7% para baixa de 0,2%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?