Seguro-desemprego será pago em conta Poupança Social digital. Entenda

Pagamento será feito a cidadãos que não indicarem conta no requerimento do benefício e não possuírem outro tipo de poupança na Caixa

atualizado 20/04/2021 10:05

Carteira de trabalhoRafaela Felicciano/Metrópoles

A Caixa Econômica Federal inicia, nesta terça-feira (20/4), o pagamento do seguro-desemprego por meio da conta Poupança Social digital – criada no ano passado para facilitar o depósito de benefícios como o auxílio emergencial, o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda (BEm) e o saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

O benefício é destinado ao trabalhador formal e doméstico que foi afastado sem justa causa. O valor do benefício considera a média salarial dos últimos três meses anteriores à dispensa.

O pagamento do seguro-desemprego pelo meio digital será realizado, segundo nota divulgada pelo banco, aos cidadãos que não indicarem conta no requerimento do benefício e não possuírem outro tipo de poupança na Caixa Econômica.

As contas digitais serão abertas de forma automática e gratuita, sem a necessidade de apresentação de documentos e comparecimento à agência. A movimentação do benefício poderá ser feita pelo aplicativo Caixa Tem.

“Para quem já tem outro tipo de conta na Caixa, os créditos serão realizados nas contas existentes e os valores poderão ser movimentados com a utilização do cartão da conta ou ainda pelo Internet Banking Caixa ou pelo aplicativo da Caixa”, esclareceu a estatal.

Nos casos em que o valor do seguro-desemprego não possa ser creditado em conta existente ou na Poupança Social digital, o trabalhador poderá realizar o saque com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas e nos correspondentes Caixa Aqui, além das agências.

Poupança Social digital

A conta Poupança Social digital é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil. A movimentação do valor pode ser realizada pelo aplicativo Caixa Tem, sem custos.

Com a utilização do aplicativo, é possível realizar compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos com o cartão de débito virtual e QR Code. Além disso, o beneficiário também pode realizar o pagamento de contas de água, luz, telefone, gás e boletos em geral pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas pela opção “Pagar na Lotérica”.

Os saques podem ser realizados nos terminais de autoatendimento, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui a partir da geração de token diretamente no aplicativo Caixa Tem.

0

Últimas notícias