metropoles.com

Projeto da Previdência militar prevê reajuste anual para categoria

O movimento que consta no texto que está sendo elaborado é inverso ao que foi determinado nas aposentadorias civis

atualizado

Compartilhar notícia

MICHAEL MELLO/METRÓPOLES
WhatsApp Image 2018-12-23 at 11.01.14
1 de 1 WhatsApp Image 2018-12-23 at 11.01.14 - Foto: MICHAEL MELLO/METRÓPOLES

O projeto que altera o regime de Previdência das Forças Armadas prevê reajuste salarial para os militares todos os anos. As informações, divulgadas pelo jornal O Globo, revelam ainda que a nova política de remuneração da categoria será implementada pelo governo federal num prazo de 90 dias.

O movimento que consta no projeto de reforma é inverso ao determinado no texto que trata das aposentadorias civis, que retira da Constituição a obrigatoriedade de reajustes a salários e benefícios.

A medida é contrária, ainda, à proposta de desindexação dos gastos da União, conhecido como “plano B” do ministro da Economia, Paulo Guedes. A ideia, detalhada há pouco mais de uma semana, prevê que todo o orçamento público seja definido pelos parlamentares.

Patentes e incorporações 
O secretário especial de Previdência e Trabalho, do Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou na última sexta-feira (8/3), que o projeto de lei que muda a previdência dos militares não vai prever aumento de salários para a categoria. Permitirá, no entanto, a incorporação de gratificações à medida que o militar avançar nas novas patentes que serão criadas para permitir o alongamento do tempo de serviço exigido pela reforma.

“É um projeto que, ao mesmo tempo em que trabalha a reestruturação da assistência [a previdência dos militares], também há uma ‘rearrumação’ da questão da carreira, mas não aumento salarial, nada que implique impacto previdenciário”, disse o secretário.

A afirmação ocorre após a cúpula das Forças Armadas reivindicar reajuste dos salários dos generais de alta patente – o que levaria a um aumento em cascata para os demais níveis hierárquicos – como compensação pela reforma. (Com Agência Estado)

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?