Prévia do PIB registra tombo de 4,05% em 2020, diz Banco Central

Índice de Atividade Econômica do Banco Central registrou alta de 0,64% em dezembro. Dados foram divulgados nesta sexta-feira

atualizado 12/02/2021 10:33

Michael Melo/Metrópoles

Mesmo com a alta de 0,64% em dezembro, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) registrou um tombo acumulado de 4,05% no ano passado.

Isso mostra que o crescimento registrado nos últimos meses não foi suficiente para recuperar os danos causados pela pandemia do novo coronavírus no país.

Os dados do IBC-Br foram divulgados nesta sexta-feira (12/2) pelo Banco Central (BC). O índice é considerado como a prévia do Produto Interno Bruto (PIB).

0

Oficialmente, o PIB de 2020 será divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apenas no próximo dia 3 de março.

Entre janeiro e setembro do ano passado, a economia brasileira sofreu uma queda de 5%, segundo dados mais recentes divulgados pelo instituto.

Caso a previsão do IBC-Br se concretize, 2020 vai quebrar uma sequência de três altas seguidas no PIB do país, após a crise do fim do governo Rousseff.

Além disso, será o maior tombo para um ano na economia do país desde 1996, início da série histórico disponibilizada pelo IBGE.

Últimas notícias