metropoles.com

Preços da indústria sobem 0,45% em setembro; é a 2ª alta seguida

No acumulado no ano, o Índice de Preços ao Produtor registra alta de 2,94% e, em 12 meses, queda de 0,99%

atualizado

Compartilhar notícia

Governo do Espírito Santo/Divulgação
robos_industriais-economia-circular
1 de 1 robos_industriais-economia-circular - Foto: Governo do Espírito Santo/Divulgação

O Índice de Preços ao Produtor (IPP) cresceu 0,45% em setembro, de acordo com resultados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgados nesta terça-feira (05/11/2019). O IPP mede a variação dos preços dos produtos na “porta das fábricas” (ou seja, sem impostos e frete) de 24 atividades das indústrias extrativas e de transformação.

É a segunda alta consecutiva, após duas quedas em junho (-1,13%) e julho (-1,20%). Em agosto, a variação foi de 0,92%. No acumulado no ano, os preços subiram 2,94% e, em 12 meses, caíram 0,99%.

De acordo com o IBGE, a alta da inflação da indústria em setembro foi pressionada pelo aumento dos preços do diesel, gasolina e óleos combustíveis. A alta de 1,06% dos alimentos também contribuiu para manter a inflação do setor no patamar positivo.

Essas variações positivas superaram até mesmo a forte queda de 10,49% nos preços na indústria extrativa. O IBGE informou que a oscilação de preços dos minérios de ferro no mercado internacional foi a principal influência na queda nos preços desse segmento.

“Quem dita os preços do minério de ferro é a China, principal compradora do Brasil. E, além da política de preços chinesa, há outro fator, que é a base de comparação frente a meses de grandes altas”, explicou o gerente do IPP, Manuel Campos.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?