Inscreva-se no canal MetrópolesTV no YouTube
Economia

Prazo para transferir crédito do FGTS a outro banco vai até agosto

Apenas correntistas da Caixa poderão "solicitar o desfazimento do crédito" ou a transferência do valor para outra instituição financeira

15/02/2017 09:05, atualizado 15/02/2017 09:17
PIXABAY/DIVULGAÇÃO
caixa eletrônico

Trabalhadores que tiverem seus saldos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) depositados automaticamente em uma conta poupança da Caixa Econômica Federal poderão transferir a quantia para outro banco ou “solicitar o desfazimento do crédito” até 31 de agosto. O benefício vale somente para correntistas deste banco.

O presidente Michel Temer e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, publicaram no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (15/2) decreto que regulamenta os procedimentos para saques da contas inativas do FGTS.

Receba no seu email as notícias de Boletim Metrópoles

Frequência de envio: Diário

Ver todas as newsletters
Conforme anunciado na terça (14), o cronograma de atendimento, o critério, a forma e a data limite de pagamento são estabelecidos pela Caixa, agente operador do fundo. O saque não pode exceder 31 de julho de 2017. Além disso, é permitido o crédito automático para a conta poupança de titularidade do trabalhador previamente aberta na Caixa, desde que não haja manifestação negativa.

Entre no canal de WhatsApp do Metrópoles

O decreto estabelece que, na hipótese do crédito automático, “o trabalhador poderá, até 31 de agosto de 2017, solicitar o desfazimento do crédito ou a transferência do valor para outra instituição financeira, independentemente do pagamento de qualquer tarifa”.

Um site foi criado especificamente para as contas inativas. Informações pelo telefone 0800-726-2017.

Pelo calendário da Caixa, os saques serão liberados a partir de 10 de março e vão terminar em julho, obedecendo uma sequência de acordo com a data de nascimento do trabalhador. As agências vão abrir mais cedo a partir desta quarta até sábado (18), para receber o público interessado em mais informações.

Nos meses seguintes, as agências funcionarão no primeiro sábado após a data inicial de pagamento, exceto em abril. Também no site do banco, o trabalhador pode consultar se tem contas contempladas pela medida, o valor a receber e a data do saque.

Com a liberação dos saques, o governo espera injetar entre R$ 30 bilhões e R$ 35 bilhões na economia brasileira a partir de maio, o equivalente a cerca de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). Na terça-feira, na cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Michel Temer destacou que o objetivo é “injetar valores na economia brasileira” e trazer “tranquilidade social”.

De acordo com a Caixa, cerca de 30,2 milhões de trabalhadores têm o direito de sacar recursos de contas inativas do FGTS. Isso porque eles pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015.