metropoles.com

Nove em cada 10 informais gostariam de ter carteira assinada

De acordo com levantamento da Fundação Getulio Vargas (FGV), 87,7% dos trabalhadores sem registro e sem CNPJ desejam se formalizar

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/Agência Brasil
Pessoa segurando carteira de trabalho - Metrópoles
1 de 1 Pessoa segurando carteira de trabalho - Metrópoles - Foto: Reprodução/Agência Brasil

Nove de cada 10 trabalhadores informais no Brasil gostariam de se formalizar. É o que aponta uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV).

De acordo com o levantamento “Sondagem do Mercado de Trabalho”, 87,7% desses trabalhadores desejam o registro formal.

O percentual foi calculado sobre o total de trabalhadores informais – aqueles que não possuem nenhum tipo de registro oficial, incluindo os trabalhadores sem carteira assinada no setor privado, empregadores e trabalhadores por conta própria sem CNPJ.

A vontade de se formalizar é maior entre os trabalhadores que têm menores rendimentos: 89,5% dos informais com renda mensal de até dois salários mínimos dizem preferir migrar para um trabalho com carteira assinada ou CNPJ. O percentual é de 75,8% entre aqueles que recebem mais de dois salários mínimos.

Informais com ou sem CNPJ

Ainda de acordo com a pesquisa, apenas 30,4% dos trabalhadores por conta própria, com ou sem CPNJ, preferem se manter na situação atual.

Entre os 69,6% que desejam mudar, os principais motivos apontados são a vontade de ter rendimentos fixos (33,1%) e o acesso a benefícios dados por empresas (31,4%), como auxílio alimentação, auxílio transporte e plano de saúde.

A pesquisa

O levantamento do Ibre-FGV terá divulgação trimestral. A pesquisa coletou informações entre agosto e outubro deste ano. Nesse período, o número de trabalhadores informais em atividade no país chegou a 38,9 milhões.

Caged

A economia brasileira registrou um saldo positivo de 159,4 mil empregos com carteira assinada em outubro deste ano. Os dados foram divulgados na semana passada pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Os pequenos negócios respondem por 125.114 dessas contratações (78,5%).

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?