metropoles.com

Na prévia do PIB, economia volta a registrar recuo: 0,51% em maio

O índice de atividade calculado pelo BC passou de 134,46 pontos para 133,77 pontos na série dessazonalizada

atualizado

Compartilhar notícia

Michael Melo/Metrópoles
O crescimento da economia foi negativo nos últimos dois trimestres
1 de 1 O crescimento da economia foi negativo nos últimos dois trimestres - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Após avançar 0,15% em abril deste ano (dado já revisado), a economia brasileira registrou recuo no mês seguinte. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) — criado para tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB), que é divulgado pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) — de maio teve baixa de 0,51%, com ajuste sazonal. Os foram divulgados nesta sexta-feira (14/7) pelo Banco Central.

O índice de atividade calculado pelo BC passou de 134,46 pontos para 133,77 pontos na série dessazonalizada de abril para maio. Este é o menor patamar para o IBC-Br com ajuste desde janeiro (133,08 pontos). Além disso, o resultado do índice é o primeiro já com potencial influência da crise política, deflagrada em meados de maio.

No acumulado de 2017 até maio, o recuo é de 0,05% pela série sem ajustes sazonais. Também pela série observada, é possível identificar um recuo de 2,23% nos 12 meses encerrados em maio.

Na comparação entre os meses de maio de 2017 e maio de 2016, houve alta de 1,4% também na série sem ajustes sazonais. A série observada encerrou com o IBC-Br em 134,97 pontos em maio, ante 132,95 pontos de abril deste ano e 133,1 pontos de maio do ano passado.

O patamar de 134,97 pontos, no entanto, é o melhor para meses de maio, desde 2015 (140 pontos).

Prévia
Conhecido como “prévia do BC para o PIB”, o IBC-Br serve como parâmetro para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. A previsão oficial do BC para a atividade doméstica em 2017 é de avanço de 0,5%, de acordo com o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) publicado em junho.

No Relatório de Mercado Focus publicado na segunda-feira (10), a mediana das estimativas do mercado para o Produto Interno Bruto (PIB) este ano está em 0,34%.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?