Mercado de trabalho gerou quase 219 mil vagas em julho, mostra Caged
O saldo em julho, decorrente do total de contrações menos demissões, é inferior ao registrado em junho e no mesmo período de 2021
atualizado
Compartilhar notícia
O mercado de trabalho gerou 218,9 mil postos em julho. Foram 1,5 milhão oportunidades nos sete primeiros meses do ano, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (29/8) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência.
O saldo em julho, decorrente do total de contrações menos demissões, é inferior ao registrado em junho e no mesmo período de 2021, quando foram criados 305.915 empregos com carteira assinada.
Entre janeiro e julho, a geração de empregos também é menor que no mesmo período de 2021, quando foram abertos 1,78 milhão de postos de trabalho, já considerando dados ajustados.
Apesar da desaceleração, o resultado mensal do emprego formal se manteve positivo em 2022. A expectativa do governo é fechar o ano entre 2,3 milhões e 2,4 milhões. Em 2021, foram abertas 2,7 milhões de vagas com carteira assinada.
O saldo positivo está sendo puxado pelo setor de serviços, um dos mais impactados pela Covid-19. Mas segundo técnicos do governo, desde junho, a indústria também vem se destacando nas contratações, num sinal de que a atividade econômica se recupera, embora lentamente.