metropoles.com

Meirelles diz que PIB deve crescer entre 0,2% e 0,3% no 1º trimestre

Meirelles reiterou ainda que, em termos anualizados, a economia chegará ao quarto trimestre de 2017 mostrando uma taxa de crescimento de 2%

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016
1 de 1 Ministros do governo Michel Temer – Brasília – DF 12/05/2016 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

O acúmulo de bons indicadores neste começo de ano mostram que, se a economia brasileira ainda não deixou de vez a recessão para trás, já começa a dar os primeiros passos em direção da retomada. E para o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, e seus auxiliares, esta retomada já se dará neste primeiro trimestre.

Em entrevista à jornalista Miriam Leitão, publicada no jornal “O Globo” deste sábado (11/2), o ministro afirmou que o Produto Interno Bruto (PIB) vai crescer entre 0,2% e 0,3% de janeiro a março.

Meirelles reiterou ainda que, em termos anualizados, a economia chegará ao quarto trimestre de 2017 mostrando uma taxa de crescimento da ordem de 2%. Na sexta-feira (10), o secretário de Política Monetária da Fazenda, Fabio Kanczuck, fez a mesma previsão e acrescentou que os analistas do mercado financeiro estão pensando da mesma forma que a equipe econômica da pasta.

Ajuda
Meirelles disse ainda ao “Globo” que o bom desempenho da safra agrícola que começou a ser colhida em janeiro será fundamental na retomada econômica prevista pelo governo. Previsão do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada na sexta indica que a safra de grãos deste ano baterá novo recorde, podendo chegar às 221,4 milhões de toneladas. Se confirmada, será uma colheita 20,3% maior que a de 2016, a maior expansão anual desde 2003.

A redução expressiva da taxa de juros já confirmada – a Selic caiu 1,25% desde o início da flexibilização da política monetária em outubro para 13% ao ano – e a expectativa de que poderá cair mais até por volta de 8%, tem sido outro ponto a favor da retomada da economia destacado pela equipe econômica.

Desta vez, portanto, de acordo com as avaliações de especialistas, a recuperação tende a não ser um voo de galinha como fora em outros anos porque o Banco Central está cortando juros.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?