Maioria dos investidores que apostaram em IPOs perde dinheiro na bolsa
Levantamento revela que mais de dois terços das ações de negócios que abriram capital no ano passado estão no vermelho; perda chega a 90%
atualizado
Compartilhar notícia

O ano de 2021 foi o segundo mais movimentado da história da bolsa de valores brasileira, em termos de volume de operações de abertura de capital. Foram 45 IPOs (sigla em inglês para oferta pública inicial), frente ao recorde de 60 operações registradas em 2007.
Mas os investidores que seguiram o clima de euforia têm, de maneira geral, poucos motivos para comemorar. Segundo um levantamento feito pelo TradeMap, das 45 ações estreantes em 2021, 34 acumulam rentabilidade negativa – ou seja, são ações que valem menos do que quando foram lançadas na bolsa. O desempenho é uma má notícia, pois a lógica do IPO é justamente comprar um ativo que tende a ganhar valor com o tempo. Mas para a temporada de ofertas de 2021, o resultado foi oposto.
Ganhadores e perdedores
O pior desempenho da lista pertence à Westwing, plataforma digital de venda de móveis, decoração e utensílios domésticos. A empresa, que realizou o IPO em fevereiro de 2021, já derreteu 91% desde a estreia. Trajetória parecida teve a Espaçolaser, franquia de lojas de estética, e a plataforma de pontos Dotz, com perdas de 90% e 85%, respectivamente. Em comum, as três empresas fazem parte do setor de consumo e serviços, um dos mais penalizados pela disparada da inflação e dos juros.
Já os investidores que compraram papeis do Assaí só têm motivos para sorrir. O atacadista está no topo da lista elaborada pelo TradeMap, por registrar uma valorização de quase 600% desde o IPO, também em fevereiro de 2021. Trocando em miúdos: quem investiu já viu o dinheiro quintuplicar de valor. A rede era parte do Grupo Pão de Açúcar (GPA), mas passou por um processo de cisão de operações, aproveitando o salto de faturamento dado pelo setor atacadista nos últimos anos.
Depois do Assaí, aparecem na lista a empresa de logística Vamos, com alta de 144%, e a petroleira PetroReconcavo, que teve valorização de 139%. No caso da Vamos, a corrida pelos papeis está relacionada ao crescimento do setor de gestão de logística – tanto pelo crescimento do e-commerce quanto pelo avanço do agronegócio. Já a PetroReconcavo surfou a valorização do barril de petróleo no mercado externo.
A lista completa do desempenho dos IPOs de 2021 está no link.