metropoles.com

Juros do cheque especial sobem pelo segundo mês em meio à crise econômica

Taxa de juros média fechou setembro em 114,2% ao ano, diz Banco Central em relatório divulgado nesta segunda-feira

atualizado

Compartilhar notícia

A taxa de juros média do cheque especial fechou setembro em 114,2% ao ano, alta de 1,3 ponto percentual em relação a agosto (112,9%). Os dados são do Banco Central (BC) e foram divulgados nesta segunda-feira (26/10).

A alta dos juros médio do cheque especial — a segunda seguida — ocorre em meio à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus. O número de desempregados aumentou em 3,4 milhões entre maio e setembro.

Em julho, a taxa foi de 111,7% ao ano. A porcentagem caía mês a mês desde novembro do ano passado, quando os juros cobrados, em média, eram de 264%. No ano, a variação é de -133,4 pontos percentuais.

A forte queda se justifica pelo fato de, desde janeiro deste ano, os bancos estão impedidos de cobrar uma taxa de juros acima de 8% ao mês no cheque especial. O produto foi redesenhado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

O cheque especial funciona como uma espécie de empréstimo pré-aprovado. O valor disponibilizado pode ser usado sempre que não houver saldo suficiente para pagamento de contas, cheques e saques em dinheiro.

Por sua vez, a taxa de juros do cartão de crédito rotativo, oferecido ao consumidor que não faz o pagamento total da fatura até o vencimento, fechou setembro em leve queda de 0,3 ponto percentual, a 309,9% ao ano. Veja aqui a íntegra dos dados.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?