IRPF 2021: Receita muda programa para quem tem imposto a pagar

A prorrogação da entrega da declaração neste ano, até 31 de maio, fez com que todos os vencimentos também fossem adiados

atualizado 29/04/2021 12:48

Receita FederalMarcello Casal Jr./Agência Brasil

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (29/4) nova versão do programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2021 em seu site. A mudança é para os usuários que têm imposto a pagar.

A prorrogação da entrega da declaração neste ano, até 31 de maio, fez com que todos os vencimentos também fossem adiados. Dessa forma, o sistema já emitirá guias unificadas de recolhimento de impostos (Darf) vinculadas às novas datas previstas.

Para baixar a nova versão do PGD/2021, clique aqui.

O órgão destaca que não há problema em pagar até 31 de maio Darf emitido em 30 de abril. O pagamento poderá ser feito sem qualquer acréscimo.

Apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Quanto antes  o contribuinte enviar a declaração, mais cedo receberá a sua restituição de Imposto de Renda.

Para os que desejam fazer o pagamento por débito automático, entretanto, o prazo do envio é até o dia 10 de maio.

O que vence dia 31 de maio

  • Darf cota única;
  • Primeira cota;
  • Devolução do auxílio emergencial;
  • Doação relativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente;
  • Doação relativa aos Fundos controlados pelos conselhos do Idoso.

A Receita esclareceu ainda que, após o dia 30 de abril,  os débitos aparecerão como vencidos no Portal e-CAC, mas a mudança nas contas bancárias terá a data alterada para o último dia de maio.

Últimas notícias