Iniciando em Brasília, Caixa lança cartão consignado para aposentados

Até junho, o banco pretende disponibilizar o serviço para todo país. Linha de crédito não terá anuidade e taxa será de 2,85% ao mês

Daniel Ferreira/MetrópolesDaniel Ferreira/Metrópoles

atualizado 15/04/2019 15:04

A Caixa Econômica Federal lançou nesta segunda-feira (15/04/2019) um cartão de crédito consignado para aposentados. Com taxa de 2,85% ao mês, beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social  (INSS) terão limite de até 1,4 vezes o valor de seu rendimento.

A cidade escolhida como “piloto” do projeto foi Brasília. Segundo o vice-presidente de produtos de varejo da instituição, Júlio Volpp, a escolha é resultado de uma leitura interna da Caixa de que o mercado da capital sintetiza o cenário nacional que será cliente dessa operação.

“Além disso, estaremos fisicamente mais próximos aos possíveis clientes e teremos mais agilidade para lidar com eventuais questões que apareçam no início da operação”, justificou. Até junho, o banco pretende disponibilizar o serviço para todo o país.

Ele informou ainda que a estimativa do banco é que, até 2022, ao menos 10 milhões de aposentados tenham acesso ao cartão. Segundo levantamento do banco, atualmente 21 milhões de aposentados e pensionistas não têm esse tipo de linha de crédito.

O banco utilizará uma margem consignável específica para o produto de 5% do valor do beneficio que não concorre com o limite de 30% do empréstimo consignado. A bandeira do cartão será Elo.

O cartão poderá ser usado para compras, possibilita crédito em conta de até 95% do valor do limite, não tem anuidade e pode ser utilizado no exterior. Para contratar a operação, o aposentado não precisa receber o benefício pela Caixa.

Últimas notícias