metropoles.com

IBGE: empregos na construção crescem em 2020, mas salários são menores

O levantamento aponta que a remuneração média mensal do setor da construção civil caiu ao menor nível da série iniciada em 2007

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
construcao civil mao de obra trabalho reforma serviço especializado
1 de 1 construcao civil mao de obra trabalho reforma serviço especializado - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em 2020, primeiro ano da pandemia do novo coronavírus, o número de empregados no setor da construção cresceu 3,8% em relação a 2019, com 2 milhões de pessoas ocupando postos de trabalho. No entanto, apesar da alta nas ocupações, os salários pagos foram mais baixos. Isso é o que aponta a Pesquisa Anual da Indústria da Construção (PAIC), divulgada nesta quarta-feira (15/6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

De acordo com o levantamento, entre 2019 e 2020, o salário médio mensal da indústria da construção passou de 2,3 para 2,2 salários mínimos, chegando ao menor número registrado na série histórica, iniciada em 2007. As empresas do setor pagaram R$ 58,7 bilhões em salários, retiradas e outras remunerações em 2020, a maior parte (37,1%) em obras de infraestrutura.

O número de empresas ligadas ao setor da construção cresceu 5,4% de 2019 para 2020, e a indústria de construção gerou 325,1 bilhões no ano no país. Do total, 93,6% representa obras e serviços do gênero, e 6,4% foram relativos às incorporações.

Salários

As obras de infraestrutura, dentro do setor da construção civil, foram as que mais pagaram salários dentre os segmentos, com 37,1% do total. A construção de edifícios veio logo a seguir, com 32,3% das remunerações do setor. Já o salário dos serviços especializados para construção ficou com 30,6%.

“Apesar dos efeitos gerais negativos da pandemia, o setor de construção teve um desempenho diverso. Decretos federais, estaduais e municipais incluíram a construção no rol de atividades essenciais, possibilitando a continuidade das obras durante a pandemia. Políticas públicas de estímulo à economia e de subsídios para a manutenção de empregos podem ter minimizado os efeitos da crise”, diz o analista da pesquisa, Marcelo Miranda.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?